Agricultura:Produção mensal de tomate cai 23% nas propriedades de Vilhena

dez 6 • Agricultura • 642 Visualizações • Nenhum comentário em Agricultura:Produção mensal de tomate cai 23% nas propriedades de Vilhena

A produção de tomate em Vilhena, na região do Cone Sul, teve uma queda mensal de 23% no período de dois anos, segundo dados divulgados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Em 2013 eram produzidas 13 mil caixas a cada 30 dias. Em 2015 o número não passou das 10 mil caixas mensais. 

Dentre os fatores que contribuíram para a queda estão o clima e o aumento de pragas do solo. Para contornar esse problema, a Emater realiza pesquisas e palestras nas propriedades que investem na produção do fruto.

Umas das propriedades visitadas pela Emater foi a Agrovila Renascer, distante 40 quilômetros da zona urbana de Vilhena. No local residem 40 famílias e cerca de 60% dos agricultores cultivam tomate. No entanto, o que era uma boa alternativa de renda agora é motivo de preocupação. Na propriedade de Manoel Domingues Rubio, que viu sua produção despencar de 250 caixas por semana para 80, a situação é alarmante. “Se for só de tomate não dá pra sobreviver, porque a produção caiu devido aos altos custos”, acrescenta.
 

Fonte:G1

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »