Café de Rondônia fica no top 3 entre os melhores do Brasil durante concurso

out 30 • Agricultura, Todas as Notícias • 44 Visualizações • Nenhum comentário em Café de Rondônia fica no top 3 entre os melhores do Brasil durante concurso

Cafeicultores de Rondônia conquistam a 2º a 3º posição no Concurso Coffee of the Year (Café do Ano do Brasil), realizado durante a Semana Internacional do Café (SIC), que teve início na quarta-feira (25) e encerrou-se na sexta-feira (27), em Belo Horizonte (MG).

Tiago Novaes e André Kalk são de Cacoal e foram selecionados após vencerem o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), realizado pelo Governo de Rondônia, em parceria com estidades públicas e empresas privadas.

O evento ocorreu no mês de setembro em Cacoal. Além deles, mais dois produtores do estado participaram do prêmio em Minas Gerais.

Coffee of the Year 2017
Na primeira etapa do Coffee of the Year 2017, os 150 melhores cafés do Brasil foram classificados após avaliação de 239 amostras das doze principais regiões do país. Os critérios foram baseados em protocolos da Associação de Cafés Especiais, incluindo aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, balanço e doçura.

Depois da primeira filtragem, os 10 melhores cafés foram selecionados para que os visitantes da Semana Internacional do Café pudessem degustá-los, às cegas, e votar no sabor preferido.

Fizeram parte das 10 melhores amostras de café conilon/robusta que se classificaram para a fase final, seis do Espírito Santo, três de Rondônia e uma de Minas Gerais.

Concurso reuniu os melhores cafés do Brasil (Foto: Janderson Dalazen/Arquivo pessoal)
Concurso reuniu os melhores cafés do Brasil (Foto: Janderson Dalazen/Arquivo pessoal)

Premiação
Ao fim, depois de toda as etapas, o primeiro lugar ficou com Osvaldina Alves Dutra, de Manhuaçu (MG), a segunda posição ficou com Tiago Novaes, de Cacoal e a terceira colocação foi ocupada por André Kalk, também de Cacoal.

Semana Internacional do Café
A Semana Internacional do Café é realizada dentro da Expominas, em Belo Horizonte e reúne toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional.

O evento envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Rondônia Manchete
www.rondoniamanchete.com.br