II FAS destaca manejo e apoio a ações sustentáveis para a Amazônia

out 15 • Agricultura • 540 Visualizações • Nenhum comentário em II FAS destaca manejo e apoio a ações sustentáveis para a Amazônia

Acontece neste fim de semana em Rolim de Moura, a segunda edição da Feira de Agroecologia e Sociobiodiversidade (FAS), que traz como destaque o manejo, as técnicas e a comercialização de produtos agroecológicos, políticas públicas, conservação, apoio à cultura e ações sustentáveis para a Amazônia.

A feira promoverá apresentações culturais, oficinas e ciranda de saberes. Contará, ainda, com a exposição de produtos provenientes de atividades agroecológicas, de manejo e iniciativas de laboratórios de pesquisa ou extensão.

O evento pretende articular e promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e as organizações sociais representativas na região, além de estreitar as relações entre pesquisa e extensão, o que poderá incentivar ações de parceria na área agroecológica e que valorizem a sociobiodiversidade de um povo culturalmente fragmentado pelos processos de colonização e ocupação dos solos amazônicos.

A coordenadora geral do evento, professora doutora Anna Frida Hatsue Modro, destaca que a “Feira de Agroecologia e Sociobiodiversidade atende ao anseio da sociedade atual por um estilo de vida mais saudável e ambientalmente justo. O evento vem para divulgar e demonstrar que é possível produzir sem veneno e que a agricultura familiar, juntamente com os povos indígenas e comunidades tradicionais, possuem saberes que incorporam práticas sustentáveis e alternativas viáveis no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida, com a redução das queimadas, desmatamentos e uso abusivo de agrotóxicos na alimentação.”

A II FAS é uma iniciativa da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), da Ação Ecológica Guaporé (Ecoporé), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), do Instituto Padre Ezequiel Ramim, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) e do Núcleo de Trabalho em Agroecologia (NTA), além de contar com o patrocínio do Governo Federal, através do Banco da Amazônia e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As inscrições serão gratuitas. Mais informações estão disponíveis em http://fasamazonia.blogspot.com.br/, ou através do e-mail fas@unir.br.

 

Fonte:Rondôniagora

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »