Prefeitura e Governo discutem implantar o SISBI em Ariquemes

mar 6 • Agricultura, Todas as Notícias • 531 Visualizações • Nenhum comentário em Prefeitura e Governo discutem implantar o SISBI em Ariquemes

Os secretários de agricultura, Mary Braganhol e Evandro Leite, estado e município respectivamente, reuniram-se no Palácio Rio Madeira para dialogarem sobre a implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) no município de Ariquemes.

Conforme Evandro Leite, a cidade já possui agroindústrias sifadas – as que possuem o registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF). “Ao implantarmos o SISBI/POA, outras empresas serão beneficiadas por este programa e haverá o aumento da receita tanto para o agricultor quanto para a prefeitura”, declarou.

Segundo a secretária de estado, Mary Braganhol, há anos o governo de Rondônia tem estudado para que tal Sistema de Inspeção seja adotado no Estado. “Recentemente estive no Rio Grande do Sul (RS) onde o SISBI foi adaptado para atender a demanda desse estado e retornei com o propósito de adequar a legislação, conforme a necessidade do produtor rondoniense”, esclareceu.

De acordo com Mary Braganhol, existe uma minuta de Projeto de Lei do Executivo (PLE) que, após as devidas adequações, será encaminhada à Assembleia Legislativa. Porém, segundo a secretaria, a PLE está em avaliação técnica na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron.

Para o secretário municipal, as experiências de outros estados comprovam que os benefícios são importantes para o desenvolvimento agropastoril, especialmente àqueles que estão inseridos na Agricultura Familiar.

“As agroindústrias existentes nos municípios rondonienses, que atenderem as normas e instruções, poderão comercializar seus produtos em todo o Brasil, com a implantação do SISBI”, disse Evandro Leite.

Ele ressaltou que Ariquemes foi exemplo, em anos anteriores, para que prefeitos de outros municípios implantassem o Sistema de Inspeção Municipal (SIM/Prove) ou firmassem convênio entre prefeituras, gerando, assim, emprego e renda ao agricultor familiar.

A reunião contou com a presença de Élio Kreuzberg (técnico agrícola) e Mariana Garcia (veterinária e responsável pelo SIM/Prove), ambos da Prefeitura de Ariquemes; José Valterlins Calaça Marcelino, superintendente federal de agricultura do MAPA/RO; e Henrique Fernandes, veterinário e coordenador do Serviço de Inspeção Estadual (SIE/Prove).

Texto – Carlos de Lima, jornalista/Mtb 22135 DRT/SP

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »