2 cafeicultores de RO são premiados em concurso nacional em MG

2 cafeicultores de RO são premiados em concurso nacional em MG

Dois cafeicultores de Rondônia foram premiados nesta sexta-feira (22) no “Coffee of The Year 2019”, durante a Semana Internacional do Café, que reúne os melhores cafés do Brasil, em Belo Horizonte (MG). São eles: Dione Mendes Bento e Wilson Nakodah Suruí. Todos são produtores de café canéfora.

Essa é a primeira vez que um indígena é premiado no evento. Wilson Nakodah Suruí é da Aldeia Kabaney, em Cacoal (RO), e se classificou em 5º lugar. Já Dione Mendes Bento, que é do Sítio Rio Limão, também em Cacoal, ficou em 2º lugar (assista o depoimento dos premiados abaixo).

00:00/02:01

Premiados de RO agradecem por terem sido classificados no Coffee of the Year

Premiados de RO agradecem por terem sido classificados no Coffee of the Year

O 4º lugar ficou com o produtor Gustavo Sturm, da Fazenda Bom Retiro (BA). Os 3º e 1º lugares foram ocupados por cafeicultores do Espírito Santo.

O anúncio dos premiados foi feito na tarde desta sexta. No total, nove produtores rurais de Rondônia foram selecionados na primeira fase da seletiva. Eles estavam entre os 30 melhores do país. Depois, 10 foram classificados como finalistas da segunda fase. Desses, três representavam Rondônia.

Quem são os premiados de Rondônia?

Dione Mendes Bento (2º lugar)

Dione Mendes Bento.  — Foto:  Enrique Alves/Embrapa-RO

Dione Mendes Bento. — Foto: Enrique Alves/Embrapa-RO

O produtor é conhecido por fazer parte da família Bento, na região Matas, em Cacoal (RO). Com média de produção de 600 sacas por ano e até 400 sacas de cafés especiais, a família Bento faz questão de passar, de geração em geração, o amor pelo café.

O Sítio Rio Limão, onde vivem em produzem café, por exemplo, foi eleito por três vezes consecutivas em um concurso estadual como o mais sustentável do estado.

“Primeiramente a gente agradece a Deus e é um privilégio muito grande, pois ano passado a gente ficou em 4º lugar e, agora, estamos em segundo. Devagarzinho nós vamos levando o título para Rondônia”, vibrou o premiado.

Wilson Nakodah Suruí (5º lugar)

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *