Ariquemes, Conselho da Cidade dá novo rumo na política habitacional no Município

out 10 • Destaque • 2611 Visualizações • Nenhum comentário em Ariquemes, Conselho da Cidade dá novo rumo na política habitacional no Município

Em reunião ordinária nesta última quarta-feira (09/outubro), após quatro meses de discussão, o Conselho da Cidade de Ariquemes (CCA) aprovou a realização de audiências públicas, para submeter à apreciação e aprovação da população, a diminuição do tamanho dos terrenos nos novos loteamentos.

Diferentemente da proposta do executivo municipal, o Conselho da Cidade, através de estudos feitos pela Câmara Técnica de Planejamento Territorial, entende que a diminuição dos terrenos nos novos loteamentos somente combaterá o déficit habitacional existente na cidade, se garantir a oferta de imóvel com a casa pronta para morar.

Segundo o Conselheiro Acácio Campos, representante do Creci-RO (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Rondônia) “conforme pesquisa publicada por órgãos federais, no Brasil, 90% do déficit habitacional concentra-se na faixa um do Programa Minha Casa Minha Vida. Isto é na faixa de renda que vai até R$ 1.600,00. O restante está na faixa dois, com renda até R$ 3.275,00”.

Continuando Acácio, disse que “só ofertar terrenos não vai atender esse público. A pessoa compra o terreno para pagar em 10 anos e não vai ter renda para pleitear um financiamento para construir a sua casa”.

Aí, “fazer somente loteamento de luxo na cidade e não garantir a oferta de casa pronta para morar, cria-se uma especulação e uma bolha imobiliária, somente o loteador ganha, e a população mais carente fica marginalizada”, disse o Conselheiro Claudenir de Oliveira Rocha, coordenador da Câmara Técnica de Planejamento Territorial.

A audiência pública está prevista para o dia 25 de outubro. A prefeitura ficou de dar ampla divulgação do evento, através de todos os meios de comunicação da cidade.

Autor: Antonio Carlos Alberti.

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »