Bombeiros expõem caminhão que desfilou com Pelé e seleção no DF

Aposentado em 2008, o primeiro caminhão do Corpo de Bombeiros do Distrito Federalestá exposto em frente ao quartel do Comando-Geral por tempo indeterminado. O veículo foi usado para transportar pela capital a seleção brasileira tricampeã de mundial de futebol em 1970 – incluindo Pelé –, junto com a taça Jules Rimet, que foi roubada 13 anos depois.
Antes dele, a corporação usava veículos da frota do Rio de Janeiro. O caminhão é um Mercedes-Benz e foi fabricado em 1969 na Alemanha. Ele é considerado relíquia pelos militares.

Motorista dele por 18 anos, o sargento do quadro da reserva remunerada Paulo César de Oliveira Braga, de 56 anos, diz que a viatura era a mais cobiçada na unidade. “Os olhos chegavam a crescer”, afirma.
Também do quadro da reserva remunerada, o major Lucas Cardoso Lopes, de 57 anos, passou 20 anos da carreira militar ao volante do caminhão. “Era o melhor em câmbio e motor também. Hoje, há muito mais tecnologia, mas, para a época, não deixava a desejar”, conta. “A nossa juventude está ali.”
Durante o passeio com a seleção brasileira, o caminhão passou pelo Eixo Monumental, Praça dos Três Poderes, Rodoviária do Plano Piloto e o Palácio da Alvorada.
