COMANDANTE ÊNEDY DIZ QUE VAI FOCAR NA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA GARANTIR RAPIDEZ NAS AÇÕES

jan 14 • Destaque • 1321 Visualizações • Nenhum comentário em COMANDANTE ÊNEDY DIZ QUE VAI FOCAR NA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA GARANTIR RAPIDEZ NAS AÇÕES

Ao assumir na segunda-feira (11), o comando geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, o coronel PM Ênedy Dias de Araújo disse que planeja uma gestão sem sobressaltos. Ele assumiu cargo em substituição ao coronel Nilton Kisner que comandou a corporação nos últimos seis meses e vai para a reserva. Logo depois, Ênedy reuniu no auditório do Colégio Tiradentes, coordenadores, diretores, comandantes, chefes, assessores, entre outros oficiais.

enedy02

O novo comandante aproveitou para dizer que todos devem continuar seus trabalhos normalmente assim como vinham fazendo. “Não vamos mexer em nada que esteja funcionando bem, a exceção de algumas situações pontuais, talvez duas”. O comandante ressaltou, entretanto, que não abre mão do lema adotado: “Fazer ais com Menos”. São pequenos detalhes que passam despercebidos e que podem fazer a diferença, ao permitir que, com o mesmo orçamento possamos desenvolver mais atividades e ações.

enedy01

Direcionar o policiamento para o patrulhamento; fortalecer as ações de inteligência com o uso da tecnologia da informação e promover as ações de Polícia Comunitária, para aproximação cada vez maior da comunidade com Polícia Militar.

Aplicar a tecnologia da informática, na avaliação do comandante geral, é diminuir burocracias, potencializar o atendimento com a rapidez que a sociedade precisa. Mais tecnologia, maior a eficácia e menor custo para o Estado. “Temos muitas coisas em mente. Vamos ouvir a todos e muitas sugestões poderão ser acatadas e transformadas em ações a bem da corporação, principalmente no quesito austeridade, dado o momento econômico que o país atravessa”.

Passagem de comando

A passagem de comando contou com a presença do vice-governador, Daniel Pereira, do secretário de segurança delegado Antônio Carlos do Reis, o Delegado Geral de Polícia Civil de Rondônia, Elizeu Muller, secretários de Estado, empresários e demais autoridades. O coronel Kisner, que deixou o cargo, agradeceu ao governador Confúcio Moura pela oportunidade única de chegar ao posto máximo da Polícia Militar de Rondônia. Ele disse que foram seis meses de trabalho intenso.

enedy03

 

O vice-governador, Daniel Pereira, agradeceu aos a presença de representantes das Forças Armadas Brasileiras. Enfatizou que a parceria com estas instituições tem dado muito certo em Rondônia. O trabalho realizado pela Polícia Militar também foi destacado pelo vice-governador.

 

Ele alertou para o fenômeno do crescimento da violência, algo que afeta a humanidade de maneira geral e não é diferente por aqui. Lembrou ainda os atentados da França de um ano atrás e os mais recentes.

Em nome do governador Confúcio, Daniel Pereira parabenizou a atuação de Kisner durante o período em que comandou a corporação. Em relação à Ênedy, ele desejou sucesso, “porque competência não lhe falta” para que também de forma definitiva possa continuar a condução dos trabalhos sob sua perspectiva. “Estamos à disposição para que possamos realizar um grande trabalho”.

Breve histórico

Aos 45 anos, o coronel Ênedy Dias de Araújo é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Luterano/ULBRA – Ji-Paraná, além de ser técnico em contabilidade.

Em 1992, entrou para a Polícia Militar de Rondônia como Aspirante a Oficial.  Daquele ano até hoje, recebeu seis promoções: ao posto de Segundo Tenente, em abril de 1993; Primeiro Tenente em 1995; à Capitão em dezembro de 1997; à Major em agosto de 2001; Tenente-Coronel em 2008 e, finalmente, foi promovido ao posto de Coronel, em abril de 2015.

Em toda a trajetória, foi oficial subalterno no 1º BPM, 5º BPM e Colégio Tiradentes, em Porto Velho. Foi ainda subcomandante do 2° Batalhão de Polícia Militar, em Ji-Paraná. Coordenador Adjunto da Coordenadoria Regional de Policiamento II, em Ji-Paraná. Em Jaru comandou a 1ª Companhia Independente de Policiamento Ostensivo.

enedy04

Faz parte das atuações do novo comandante geral, ter sido chefe do Centro de Informática da PMRO; Instrutor da Disciplina Fundamentos da Gestão Pública do Curso de Formação de Oficiais da PMRO; Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, em Ariquemes; e Chefe do Centro de Comunicação Social da PMRO. Atualmente exercia o cargo de Coordenador Regional de Policiamento I, em Porto Velho.

Cursos

Embora considere todos os cursos importantes na careira militar, o mais relevante, segundo Ênedy, é o de Controle e Resolução de Conflitos e Situações de Crise, realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

enedy05

 

O Curso de Oficial do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro, realizado no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife faz parte currículo do coronel Ênedy, bem como, o Curso de Adaptação para Oficiais Combatente da Polícia Militar de Rondônia. No Sebrae, realizou o Curso de Planejamento Estratégico; bem como na Diretoria de Ensino da PMRO, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais PM

Outros cursos

Relações Humanas, realizado pela SESDEC em Ji-Paraná; Curso Superior de Polícia, realizado na Diretoria de Ensino da PMRO;  Participou da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, realizada em Brasília pelo Ministério da Justiça; Participou da Conferência sobre “O Perfil da Criminalidade no Estado de Rondônia e Estratégias de Prevenção”, realizada pela SESDEC em Porto Velho.

 

Ênedy participou do Seminário de Segurança da Informação e Comunicações realizado no Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília; Análise e Planejamento em Segurança Pública realizado pela SESDEC e Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça foi mais um dos cursos feitos pelo coronel..

Condecorações

Quantos as condecorações, foram várias as recebidas pelo atual comandante: Medalha do Mérito Policial Militar; Medalha Dedicação Policial Militar – 20 anos; Medalha Mérito Forte Príncipe da Beira; Medalha do Imperador Dom Pedro II; Medalha Mérito Legislativo; Medalha do Mérito da Casa Militar; Comenda da Ordem do Mérito Marechal Rondon – Grau de Oficial; Comenda Governador Jorge Teixeira de Oliveira; Medalha Mérito de Trânsito; Medalha Jubileu de 40 anos da PMRO.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SARGENTO PM SÉRGIO

enedy

 

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »