Jaru:Prefeita Sônia mais uma vez é afastada do cargo

Jaru:Prefeita Sônia  mais uma vez é afastada do cargo

A Câmara de Vereadores decidiu novamente afastar do cargo a prefeita Sônia Cordeiro (PT) e o secretário municipal de educação de Jaru (RO). A decisão do novo afastamento, que terá duração de 90 dias, aconteceu durante sessão parlamentar realizada na segunda-feira (21), que contou com a presença de várias pessoas nas dependências da Casa de Leis, como partidários e moradores da cidade.

A Prefeita e o secretário, Leomar Lopes, passaram a ser investigados após denuncia do pelo Ministério Publico de Rondônia (MP-RO) por supostamente terem adulterado uma cláusula do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do transporte escolar.

Na sessão que votou pelo afastamento de Sônia e Leomar, ambas as defesas atribuíram à situação apenas a um erro técnico cometido por uma servidora e que tais fatos não poderiam ocasionar no afastamento sempre que um servidor cometesse uma falha.

O afastamento foi aprovado por 13 votos contra 3. Com a aprovação, a prefeita e o secretário serão afastados dos cargos por 90 dias, até que se conclua todo o processo de investigação.

De acordo com a Câmara Municipal, a oficialização do afastamento da Chefe do Executivo ainda não foi concluído, pois Sônia ainda não foi encontrada para receber e assinar o documento. Já a assessoria da prefeita informou que ela ainda não se pronunciou a respeito, mas que irá recorrer da decisão.

2° afastamento
Em agosto a prefeita e o secretário foram afastados do cargo, mas a Justiça suspendeu o decreto do legislativo por não haver provas de que a chefe do executivo e a sua defesa havia sido notificado da sessão onde ocorreu a votação.

Após conseguir o mandado de segurança e retomar o cargo, a Câmara de Vereadores seguiu as normas do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) e notificou sobre a realização de uma nova sessão extraordinária para a última segunda-feira (21), onde assim a prefeita e a defesa ficaram cientes e tiveram a oportunidade de se manifestar.

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *