Rio Crespo: Encontro Territorial do Projeto “DET” Vale do Jamari em parceria com o SEBRAE foi um sucesso

mar 15 • Destaque • 511 Visualizações • Nenhum comentário em Rio Crespo: Encontro Territorial do Projeto “DET” Vale do Jamari em parceria com o SEBRAE foi um sucesso

O 1º Encontro Territorial do Projeto DET-RO, Desenvolvimento Econômico e Territorial Vale do Jamari, com o apoio do SEBRE no município de Rio Crespo foi um sucesso, prova disso foi a participação em massa dos Micros empreendedores que pretendem legalizar suas empresas, agentes públicos, e os que pretendem abrir seu próprio negocio.

O projeto é focado no Desenvolvimento Econômico Territorial, visando a melhoria da qualidade de vida da população, através da estruturação do ambiente de negocio e do fortalecimento dos setores produtivos e do atendimento qualificado as pequenas empresas.

O Consultor de Desenvolvimento Territorial do SEBRAE, Roberto Maciel, com sua vasta experiência explanou aos participantes do evento os caminhos a ser trilhada para obter sucesso em suas vidas empresarial, uma delas os pós e os contras, incluindo as dificuldades nos primeiros dois anos de negocio, é de como sair das dificuldades.

Disse da importância do dinheiro circular dentro do próprio município, uma vez que, é uma forma de aquecer o comercio local, podendo assim gerar mais emprego e renda.

Roberto enfatizou que é de suma importância que o empreendedor receba auxilio por pessoas capacitadas para que os mesmos  organizem seus  documentos  para que possam também vender para a prefeitura e que não esbarre em burocracias determinadas pela lei.

A gente de desenvolvimento, Cristina Leite sugeriu um treinamento para funcionários da prefeitura para de adequar as leis que favorece o pequeno empreendedor na hora de concorrer licitações para vender seus produtos para o órgão público, que acordo Cristina funcionários passam abatidos por não terem conhecimentos das leis do pequeno empreendedor.

Durante o encontro foi formado grupo entre os participantes para debater os pontos fortes e fracos da economia do local, e entre os fortes se destacou a soja, apicultura, agricultura, pecuária de corte, pecuária leiteira, arroz, melancia, agricultura familiar, topografia, localização, extrativismo vegetal, olericultura, agroindústria, hortaliças, diversificação de produção.

E como ponto fraco se destacou a falta de cultura Associativista, dificuldade de comercialização e adesão ao credito e burocracia para abertura de empresas.

 Temos varias empresas que geram empregos em nosso município, ficamos gratos por isso, mas a prefeitura ainda é o  maior empregador, esforçamos o máximo, mas infelizmente não conseguimos atender a demanda, mas tenho certeza, que   através desta forte parceria entre prefeitura e Sebrae, muitas portas de empregos se abrirão para a população de Rio Crespo” destacou o executivo municipal.

Além dos empreendedores  também participaram do evento, o executivo municipal, secretários e representante da Emater.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação PMRC

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »