Brasil exporta carne há cem anos; vendas passam de 1,4 bilhão de kg em 2014

dez 28 • Economia • 1393 Visualizações • Nenhum comentário em Brasil exporta carne há cem anos; vendas passam de 1,4 bilhão de kg em 2014

Em 2014, o Brasil completa cem anos de exportação de carne bovina e bate recorde: pela primeira vez, o faturamento com as vendas externas vai passar de US$ 7 bilhões. Em volume, o país vai exportar de 1,42 milhão de toneladas (ou 1,42 bilhão de quilos).

Os dados se referem ao acumulado entre janeiro e novembro e foram divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). O aumento no faturamento em dólares é de cerca de 8% em relação a 2013. Na comparação de volumes, a alta foi de aproximadamente 4% no mesmo período.

A Abiec diz que, entre os fatores importantes para o resultado positivo, está o fim de embargos que alguns países tinham contra a carne brasileira, como China, Irã e Egito.

No mercado interno, a carne foi o produto que mais subiu de preço em 2014: 22,22%, segundo o IPCA-15, uma espécie de prévia do IPCA, o índice que mede a inflação “oficial” do Brasil.

Primeira exportação foi para a Inglaterra em 1914

A primeira exportação de carne congelada brasileira foi feita em 1914 pela Companhia Frigorífica e Pastoril, de Barretos (SP), que mais tarde se transformou no Frigorífico Anglo.

O primeiro carregamento de carnes do Brasil saiu de Barretos para o porto de Santos (SP) e de lá foi de navio refrigerado para a Inglaterra.

 

Fonte:Uol

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »