Desemprego nos EUA tem leve queda em setembro, para 7,2%

out 23 • Economia • 1591 Visualizações • Nenhum comentário em Desemprego nos EUA tem leve queda em setembro, para 7,2%

A taxa de desemprego nos Estados Unidos registrou leve queda em setembro, para 7,2%, recuo de 0,1 ponto percentual sobre o patamar de 7,3% em agosto, divulgou nesta terça-feira o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.

Desde junho, o índice acumula recuo de 0,4 ponto percentual, destaca a divulgação.

A folha de pagamentos excluíndo o setor agrícola cresceu em 148 mil vagas no mês passado, abaixo, contudo, das 169 mil criadas em agosto.

Com isso, o número de desempregados ficou em 11,3 milhões de pessoas. A queda no número de desempregados é de 522 mil desde junho, diz o departamento.

De acordo com a divulgação, o emprego cresceu na construção, no comércio atacadista e no setor de transportes e armazenagem.

A criação de postos de trabalho não-agrícola nos Estados Unidos cresceu menos do que o esperado em pesquisa da Reuters, que estimava ter aumentado em 180 mil em setembro, diz a agência.

Divulgação atrasada
O Departamento do Trabalho divulga seu relatório mensal mais de duas semanas mais tarde do que o inicialmente previsto, devido à paralisação parcial do governo federal daquele país no início deste mês.

Os dados geralmente definem o tom dos mercados financeiros globais, mas economistas ponderaram que a paralisação diminuiu sua importância, com a opinião generalizada de que as autoridades do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) vão adiar a redução do programa de estímulo até que fique mais clara a magnitude do dano econômico causado pela batalha política sobre o orçamento, diz a Reuters.

As autoridades do Fed se reunirão na próxima semana para discutir a política monetária. Eles surpreenderam os mercados no mês passado ao manter o programa de compra de títulos ao ritmo atual de US$ 85 bilhões por mês, dizendo que queriam ver mais evidências de uma recuperação sólida.

 

Fonte:G1

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »