Câmpus Ariquemes vai representar o Brasil em evento internacional de astronomia

nov 6 • Educação • 792 Visualizações • Nenhum comentário em Câmpus Ariquemes vai representar o Brasil em evento internacional de astronomia

O IFRO/Câmpus Ariquemes foi selecionado dentre várias propostas de estudantes e professores do mundo para participar de um acampamento astronômico no European Southern Observatory – ESO (Observatório Meridional Europeu). Localizado nos Alpes italianos, abrange atividades de astronomia com outros adolescentes de toda a Europa. O objetivo do evento é popularizar a ciência e ao mesmo tempo promover o debate intercultural.

A seleção se deu através do vídeo do aluno Lucas Goldoni Cordeiro, do 3º ano do curso Técnico em Informática, gravado no Câmpus Ariquemes com a supervisão do Professor de Sociologia, Roniel Sampaio Silva. “A ideia surgiu do próprio estudante. Supervisionei a confecção do vídeo e a elaboração do roteiro. Para nossa surpresa o vídeo foi escolhido como o melhor de todos que foram enviados ao ESO”, disse o Professor Roniel.

O evento será realizado entre os dias 26 a 31 de dezembro deste ano e contará com a participação de 30 estudantes com faixa etária de 16 a 18 anos. O aluno receberá uma bolsa para cobrir os custos de deslocamento, estadia e alimentação. “Foi uma surpresa imensa receber a notícia de que nosso vídeo tinha sido selecionado. A ideia foi minha, mas o professor Roniel incentivou bastante”, reconhece o estudante.

O acampamento tem como tema o visível e invisível do Universo através de várias sessões astronômicas, incluindo palestras, atividades práticas e observações noturnas com telescópios e instrumentos do Observatório, ao lado de diversas atividades sociais, esportes de inverno, e excursões. O ESO será responsável pelo programa científico final e dará apoio com professores e materiais, juntamente com o Observatório do Vale de Aosta, da Universidade de Valência e da Universidade de Milão.

 

Fonte:http://www.ifro.edu.br

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »