Construção de creche no 5º BEC é abandona e crianças não tem onde ficar

ago 23 • Educação • 357 Visualizações • Nenhum comentário em Construção de creche no 5º BEC é abandona e crianças não tem onde ficar

O que era pra ser “alívio para Mães e Pais das crianças do Distrito do 5º BEC”, pertencente ao município de Machadinho D’ Oeste, tornou-se “pesadelo, abandono e tristeza”, um verdadeiro crime com o dinheiro público está acontecendo naquele Distrito, trata-se de um recursos na ordem de R$677mil. (Seiscentos e Setenta e Sete Mil Reais). A obra é pra ser a única creche no Distrito de 5º BEC, distrito que tem uma média de “Quatro Mil habitantes”. O lançamento se arrasta desde 2012, onde o prefeito Mário Alves deu a ordem de serviço, atualmente a obra está parada, com as edificações sendo tomadas pelo mato e por conta do abandono, o local se tornou propício para atos ilícitos como “consumo de drogas”, “motel disfarçado” e até “despejo de animais mortos”.

 A obra teve início no ano de 2012 e faz parte do Programa do Governo Federal através do MEC, na época o município quase perdeu o benefício por falta de terreno e o então vereador da época, professor Cezar, sabendo dos benefícios que a obra traria para a comunidade, se empenhou pessoalmente e conseguiu a doação de um terreno, doado por um Quintobequence, pioneiro na localidade, Senhor Antônio Machado, que lamenta que a obra está sendo corroída pelo tempo. No entanto, a obra foi iniciada pela empresa que parou o serviço, segundo informações sobre a alegação de que o valor pago pelo MEC não era suficiente para o término da obra e, então pediram um aditivo no contrato no valor de R$ 200 mil reais. A creche se estivesse em funcionamento, teria um grande impacto positivo na comunidade, pois seria a primeira no Distrito, empregaria cerca de 15 (quinze) funcionários, atenderia aproximadamente 100 crianças e traria melhorias para toda a comunidade.

 Uma moradora do Distrito do 5º BEC, que pediu para não ser identificada, contou a nossa reportagem o sofrimento de Mãe daquele Distrito em precisar e não ter onde deixar seus filhos. “O que mais nos deixam indignadas é que, a oportunidade de empregos aparece, seja em comércio, em casas para fazer diárias, nos diversos trabalhos oferecidos, mas pela irresponsabilidade da prefeitura de Machadinho, não temos uma creche, cujo o dinheiro está lá na conta da prefeitura”. Relata a mãe. Os moradores culpam o prefeito por não cumprir ou cobrar na justiça que a empresa cumpra com o contrato do Programa, “A obra está abandonada e estamos perdendo de deixar nossos filhos em uma local segura para ganhar o pão de cada dia, um trabalho que não podemos fazer é consequências da falta de responsabilidade por parte do prefeito Marinho que não olhas essas famílias com os olhos de um pai de família”, Desabafou uma das Mães.

 

Texto: Mateus Andrade

Fotos: ‎Dieislon Colombi

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Rondônia Manchete
www.rondoniamanchete.com.br