Rio Crespo: Através da Professora Rosangela Martins, Escola Vaneide de Oliveira realiza palestra sob o tema “Redução de Danos-Drogas”

out 19 • Educação, Geral • 1450 Visualizações • Nenhum comentário em Rio Crespo: Através da Professora Rosangela Martins, Escola Vaneide de Oliveira realiza palestra sob o tema “Redução de Danos-Drogas”

A Prefeitura Municipal de Rio Crespo, através da Secretaria Municipal de Educação, vem apoiando iniciativas pedagógicas dos professores municipais, através do Projeto Municipal Professor Destaque, amparado pela Lei Municipal nº 718/2015, premia anualmente no 1º, 2º e 3º lugar, professores que propõem através de projeto aulas diferenciadas dentro e fora das salas, proporcionando o pleno desenvolvimento do alunado nos conteúdos anuais e interdisciplinares. Neste sentido a Pedagoga Rosangela Martins concorre com a premiação do “Professor Destaque 2016” sob o Tema: “Redução de Danos – Drogas”, vindo trazer além do conhecimento específico, a formação do cidadão para uma nova perspectiva, ou seja, para uma sociedade sem drogas, viabilizando conjunturas educativas e adaptando oportunidades para interações mais significativas.

O tema em questão é uma preocupação em escala mundial, devido a sua rápida propagação, e em Rio Crespo não seria diferente, pois os jovens devem ser orientados e prevenidos desta mazela que assola nossa sociedade através da prevenção.

Assim, o papel da escola na prevenção é educar crianças e jovens a buscarem e desenvolverem sua identidade e subjetividade, promover e integrar a educação intelectual e emocional, incentivar a cidadania e a responsabilidade social, bem como garantir que eles incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano, a proposta de redução de danos destinada a diminuir os riscos associados ao uso de drogas, o espaço escola por sinal é o ambiente fundamental no desenvolvimento sadio do adolescente e do adulto, pois contribui para a formação global do jovem e da sociedade. A prevenção ao uso de drogas é uma atitude a ser adquirida desde a infância e promovida durante toda a vida.

Neste sentido fora, apresentado a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Vaneide de Oliveira o “Projeto Professor Destaque “2016”: Redução de Danos – Drogas”, objetivando conscientizar inicialmente 59 alunos de 11 a 19 anos do 6º ao 9º Ano, para os problemas que as drogas podem causar, levando-os a refletir pela qualidade de vida, efetivando ações que valorizem a auto-estima, estimulando a prática de atividades saudáveis, enriquecedoras e atraentes para minimizar espaços por onde as drogas podem entrar.

O projeto iniciou a 1ª Palestra no dia 23/08, com a apresentação pela Professora Rosangela Martins, abordando os tipos de drogas, enfatizando as licitas e ilícitas. A 2ª foi realizada no dia 30/08 com o Médico Clínico Geral Cristobal Mopi sob o Tema: drogas e a saúde – como vive um dependente, a 3ª palestra contou com o conselho tutelar de Rio Crespo no dia 05/09 sob o Tema: A rede de proteção apresentado pela conselheira karine Nakai, a 4ª Palestra foi ministrada pela Equipe do SIRETRAN Rio Crespo sob a Coordenação de Mary Gavioli, sob o Tema: drogas e direção, a 5ª palestra foi ministrada pelo Polícial Militar no dia 20/09, sob o Tema: Repressão e as formas de prevenção apresentado pelo Tenente da PM Etevaldo Valentim, a 6ª Palestra foi realizada pelo Centro Socioeducativo de Ariquemes – CESEA no dia 10/10, sob o Tema: A que as drogas levam – o regime menor infrator, apresentados pelo

Psicólogo Weric Luiz e a Assistente Social Gizelle Santana, a 7ª Palestra realizada no dia 17/10 sob o Tema: acolhimento e família apresentada por João Pedro, Psicanalista Clínico Funcional Federal Aposentado, atuando voluntariamente na Pastoral da Sobriedade na Paróquia São Francisco na Cidade de Ariquemes/RO.

O projeto conta ainda com um grupo no facebook, para acessar pesquise na aba de pesquisa do seu endereço pelo nome Projeto Redução de Danos – Drogas, lá você ira encontrar todas as ações desenvolvidas. Além das palestras os alunos recebem um Kit (caderno, lápis e borracha), doados pelos comerciantes locais e simpatizantes que recebem um adesivo do projeto, término previsto na data de 28/10.

ROSANGELA MARTINS DE OLIVEIRA DOS SANTOS – 44 anos, Orientadora Educacional e séries iniciais, Pós – Graduada em alfabetização, atua no Ciclo de alfabetização, Servidora Pública Municipal a 18 anos dos quais à 4 anos no exercício da docência.

Participou dos Cursos Online de Prevenção do Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias 5ª Edição no Ano 2013 pela EAD/UFSC e Curso de Prevenção dos problemas Relacionados ao Uso de Drogas. Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitária 6ª Edição no Ano 2014.

Texto: Rosângela Martins
dsc_0772 dsc_0773 dsc_0774
dsc_0776 dsc_0777 dsc_0778
dsc_0780 dsc_0782 dsc_0788 dsc_0789 dsc_0790 dsc_0791 dsc_0792 dsc_0804

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »