Churrasco de peixe de Ariquemes, RO, pode bater recorde brasileiro

maio 1 • Eventos, Todas as Notícias, Vitrine empresarial • 388 Visualizações • Nenhum comentário em Churrasco de peixe de Ariquemes, RO, pode bater recorde brasileiro

A Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (Acripar) e a Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia) prometem realizar o “Maior Churrasco de Peixe do País”. A intenção é assar três mil bandas de Tambaqui, sendo 1,5 mil peixes cortados ao meio e sem espinhas, num total aproximado de 4,6 mil quilos.
O churrasco será realizado no dia 5 de maio, durante a Exposição da Piscicultura e Agronegócio do Vale do Jamari (Expovale), que será realizada em Ariquemes (RO). Um representante do RankBrasil estará presente para acompanhar a atividade e possivelmente registrar o recorde.
Segundo o presidente da ACIA e ACRIPAR, Francisco Hidalgo Farina, pelo menos 50 pessoas trabalham na realização do churrasco de tambaqui. Mais uma vez, a operacionalização do churrasco será realizado pelo Lions Clube Ariquemes Canaã, o qual vai reverter os recursos arrecadados para ações beneficentes.
Farina explica que a preparação do peixe já começou, com a despesca dos peixes dos tanques, depois o processamento, pois o peixe é servido sem espinhas. “No dia anterior, as churrasqueiras são preparadas e na madrugada, por volta das 4h, os procedimentos têm início. O peixe começa a ser servido às 11h”, conta.
Este é o terceiro ano consecutivo em que se realiza o churrasco de peixe. Conforme relata o presidente da Acripar, de acordo com dados do IBGE e do anuário da associação Peixe BR, Rondônia é o segundo maior produtor de peixe de cultivo do país e o primeiro quando se destacam apenas os peixes nativos. “Em Rondônia, o carro chefe da produção é o tambaqui, sendo o município de Ariquemes o maior produtor do Estado”.
Ele explica que o tambaqui é um peixe nativo de excelente sabor e de fácil preparo, tanto que pode ser feito na churrasqueira, na frigideira ou ensopado. “Como Ariquemes e Rondônia são referências no cultivo, o churrasco é uma forma de celebrar a fartura da produção”, completa.
Além de oferecer aos participantes da Expovale um prato típico regional, o churrasco de peixe também tem cunho social. Toda a renda adquirida com a venda das bandas assadas será revertida em tratamento oftalmológico para crianças carentes, através de um projeto do Lions Clube.
Expovale
O evento, que este ano está na sua terceira edição, acontece entre os dias 2 e 5 maio, no Parque do Tambaqui de Ariquemes, localizado no canteiro central da avenida Capitão Silvio.  Entre as atrações de 2019 estão o churrasco de tambaqui, circuito do Agronegócio, festival de música autoral, exposição de máquinas, implementos e serviços, apresentações culturais e feirão de carros novos e usados. Mais de 50 mil visitantes são esperados nas quatro noites da Expovale.

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »