Assinado termo de fomento para aquisição de calcário destinado à agricultura familiar

mar 22 • Destaque, Geral • 258 Visualizações • Nenhum comentário em Assinado termo de fomento para aquisição de calcário destinado à agricultura familiar

“Somos 120 associados plantando principalmente mandioca e maracujá, e muitos de nós já retiram seu sustento destes cultivos, mas precisamos crescer”. Com esta afirmação, Raimunda Torres Gil, presidente da Aspro Renascer no Campo, justificou a necessidade dos recursos para aquisição de calcário dolomítico para corrigir uma grande área de terra degrada a fim de aumentar o cultivo e diversificar a produção.

O termo de fomento, no valor de R$ 40 mil, foi assinado nesta quarta-feira (2), no gabinete do secretário de estado da Agricultura, Evandro Padovani, com a presença do autor da emenda parlamentar, deputado estadual Ribamar Araújo; e da presidente da Aspro Renascer no Campo.

A área a receber o corretivo de solo fica na Gleba Rio das Garças, em Porto Velho, no quilômetro 42 da BR-364, sentido Guajará-Mirim. “O antigo pasto para gado, com anos de pisoteio, ficou tão degradado que mal serve para ervas daninhas e precisa, além do calcário dolomítico, de outros nutrientes que já estamos estocando e que vão ser espalhados em seguida”, explicou Gil.

“Nós temos destinado grande parte das emendas parlamentares para o setor rural, atendendo principalmente às associações voltadas para a agricultura familiar. A entrega de insumos ao invés de ‘bolsas isso ou aquilo’, a meu ver, é uma das melhores ajudas que podemos prestar aos produtores que não dispõem de grandes recursos”, afirmou Ribamar Araújo.

Desde o início do mandato de Confúcio Moura o governo de Rondônia vem trabalhando para aumentar a produção de calcário, implantando novas e modernas refinarias na mina de Pimenta Bueno. “A Companhia de Mineração de Rondônia (CMR), signatária da mina, e a Seagri trabalham em conjunto para que o pequeno agricultor possa aumentar sua produtividade e diversifique sua produção, com calcário da melhor qualidade a um preço muito abaixo do de mercado”, esclareceu Padovani.

Leia mais:
Produção em Colorado do Oeste é fomentada com transporte de mil toneladas de calcário
Agricultores de Itapuã do Oeste investem em calcário para melhorar a produção


Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Marco Aurélio Anconi
Secom – Governo de Rondônia

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »