Detran-RO divulga resultado da Operação Lei Seca em todo o estado

Detran-RO divulga resultado da Operação Lei Seca em todo o estado

O Detran-RO realizou no final de semana (29 e 30), 26 blitzes da Operação Lei Seca em todo Estado. As ações aconteceram simultaneamente em 07 municípios durante as madrugadas, tendo como foco o combate à embriaguez ao volante em vias urbanas do Estado.

Durante o período foram abordados 914 veículos. A maioria dos condutores que fizeram o teste do etilômetro apresentaram resultados negativos para embriaguez, ou seja, 712 condutores não foram autuados pela infração embriaguez (seja por teste ou recusa), o que equivale a 77,89% dos abordados.

“Ficamos satisfeitos de ver que a maioria dos cidadãos que passam pela operação estão conscientes, muito embora ainda seja preocupante o número de condutores que insistem em combinar álcool e direção”, assegura o Diretor Técnico de Fiscalização do Detran-RO, Cristiano Lisboa.

Na madrugada do dia 28, em Machadinho d’Oeste, um jovem foi preso em flagrante por divulgar o local da blitz que estava sendo realizada na cidade numa rede social. Embora não exista uma tipificação exclusiva para essa conduta, a Polícia Militar tem utilizado o artigo 265 do Código Penal de forma análoga, que diz: “atentar contra a segurança ou o funcionamento de serviço de água, luz, força ou calor, ou qualquer outro de utilidade pública”. A pena para esse crime é de um a cinco anos de prisão e multa.

Outra situação ocorrida em Machadinho foi a apreensão de uma CNH falsa. Ao analisar o documento de um condutor abordado, uma agente do Detran percebeu que as letras na CNH tinham sombras, o que não é algo comum. Após consultas ao sistema de habilitação verificou-se que o condutor não era habilitado, e durante melhor análise ao documento apresentado os agentes concluíram que os dados originais da CNH haviam sido apagados e seguida inseridas as informações sobre o homem que portava o documento. Esse mesmo condutor chegou a realizar o teste do etilômetro, o qual resultou em 0,87 mg/l, considerado crime de embriaguez. Após as autuações de trânsito no local da blitz o suspeito foi encaminhado à delegacia, e responderá pelos crimes de utilização de documento falso (art. 304 do CP) e embriaguez ao volante (art. 306 do CTB).

Em Alta Floresta d’Oeste pela Regional de Fiscalização Zona da Mata, houve a recuperação de uma motocicleta furtada/roubada.

A Operação Lei Seca, criada em 2012, é considerada uma ação de segurança pública do Estado, e tem sido muito bem vista por grande parte da sociedade rondoniense devido os resultados positivos alcançados em mais de 06 anos de efetiva realização.

Fonte:Detran

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *