EMATER e CMDRS promovem curso de associativismo
EMATER e CMDRS promovem curso de associativismo
Preocupados mais especificamente com os registros e as prestações de contas das associações de produtores rurais de Alto Paraiso-Ro, a EMATER/RO escritório local da cidade e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Social – CMDRS do município de Alto Paraiso promoveram no salão da Associação dos Cafeicultores de Alto Paraiso – ACAP um Curso de Associativismo nos dias 27,28/03 do corrente ano.
Para participação no curso foram convocadas doze associações de produtores rurais que deveriam participar com os secretários e tesoureiros das respectivas diretorias onde os mesmos serão preparados para fazem as respectivas atas da forma que a lei exige no momento de registro das associações em cartório.
A grande preocupação da EMATER e do CMDRS é quanto as prestações de contas dos benefícios recebidos pelas associações como no momento, a distribuição do calcário por parte do governo do estado para fomentar a produção agrícola no município. As associações receberão o calcário e terão, em conjunto com a EMATER de fazer as devidas prestações de contas junto a secretaria de estado da agricultura onde muitas vezes essas associações estão desprovidas de pessoas capacitadas para fazerem essas prestações de contas, o que implica em inadimplências junto aos órgãos governamentais, causando assim prejuízos para toda a comunidade.
Neste curso os secretários e tesoureiros fizeram um treinamento com base em tudo que se exige hoje para o registro e o bom desempenho de uma associação no que se refere a prestação e contas e substituição de membros da diretoria e membros dos respectivos conselhos fiscais e os mecanismos legais que são exigidos atualmente para o bom desempenho da associação como atas e editais de convocação para assembleias ordinárias e extraordinárias, quais as implicações que podem surgir por causa do atraso de uma prestação de contas e da não substituição dos membros do conselho fiscal a cada ano.
O curso de associativismo foi ministrado pelo tecnólogo da EMATER/REGIONAL Valdecir Pereira da Costa assessorado de perto pelo extensionista da EMATER local Solon Paes França com apoio do escritório local da EMATER e pelo senhor Erivaldo de Freitas Guedes, presidente do CMDRS de Alto Paraiso.
Té de Freitas
Publicações Relacionadas
« Adelino Follador diz que Governo Federal virou às costas para Rondônia Irmão Lázaro recebe Disco de Ouro no Programa Raul Gil »