Fábrica de leite de soja em Cerejeiras, RO, só deve funcionar em 2014

nov 16 • Geral • 1881 Visualizações • Nenhum comentário em Fábrica de leite de soja em Cerejeiras, RO, só deve funcionar em 2014

 

Há mais de um ano os moradores do município de Cerejeiras (RO) aguardam pela inauguração da fábrica que deve extrair o leite de soja para as famílias carentes. Orçado em R$ 150 mil, o prédio foi construído em 2012, mas até agora não foi usado. O projeto denominado de ‘vaca mecânica’ visa entregar semanalmente o leite para moradores cadastrados em programas sociais da cidade. Segundo a secretária de Assistência Social, Elizabeth Salete Munhoz, a fábrica ainda não começou a funcionar, porque faltam alguns equipamentos indispensáveis para o funcionamento.

 

“Segundo o que nos informaram, se os equipamentos fossem instalados até o mês de novembro, a prefeitura não teria custo nenhum com o técnico para fazer a instalação dos aparelhos e capacitação de cinco pessoas para trabalhar na fábrica”, explica. Como isso não aconteceu, Munhoz diz que agora a administração terá que pagar para trazer dois técnicos de São Paulo para fazer o treinamento com a equipe que vai trabalhar na vaca mecânica.

 

Além da máquina extratora do leite de soja, Munhoz afirma que alguns itens indispensáveis para a o funcionamento da fábrica, como exaustores e freezers, não estavam dentro do orçamento de 2013, atrasando ainda mais a inauguração da fábrica.

 

Outra preocupação do município, antes da inauguração, é referente à destinação dos resíduos da soja. “Seria uma perda grande a gente apenas extrair o leite e jogar o resto da soja fora. A ideia é criar uma panificadora para a fabricação de pães”, explica Munhoz. De acordo com a secretária de Assistência Social, para a construção de uma padaria seriam necessários, pelo menos, R$ 30 mil, o que deve ser colocado no orçamento de 2014.

 

Segundo Munhoz, o objetivo da prefeitura seria inaugurar a fábrica logo no início de 2014, junto com a safra da soja. Após entrar em funcionamento, a secretária estima que pelo menos 200 famílias carentes de Cerejeiras recebam diariamente o leite de soja.

 

Fonte:G1

 

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »