Ministro diz que mudança de perfil de jornalistas na Wikipédia é ‘abominável’

ago 9 • Geral • 1840 Visualizações • Nenhum comentário em Ministro diz que mudança de perfil de jornalistas na Wikipédia é ‘abominável’

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da Republica, Gilberto Carvalho, afirmou nesta sexta-feira (8), em um evento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que as alterações nos perfis dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, na Wikipédia, com objetivo de criticá-los, é abominável.

“Não seria nossa vontade em fazer qualquer atitude dessa. O IP do Planalto é usado por muita gente, vamos fazer uma investigação para localizar de qual máquina partiu essa bobagem. Esse tipo de ação é abominável. Faremos de tudo para punir duramente. Isso não é aceitável em uma democracia”, afirmou.

 

Reportagem publicada nesta sexta-feira (8) pelo jornal “O Globo” revelou que a rede de internet da Presidência foi usada para alterar perfis de Sardenberg e Leitão com o objetivo de criticá-los. Os dois jornalistas são colunistas e comentaristas da TV Globo, do jornal “O Globo” e da rádio CBN.

Carvalho lamentou o fato e disse ainda que a troca do perfil dos jornalistas faz mal ao próprio governo. Ele não soube informar se uma sindicância será aberta para apurar o caso. “Temos agora que localizar a responsabilidade e lamentar este episódio. Nossa rede de wifi é usada por muita gente, em reuniões. Fomos surpreendidos e jamais apoiaríamos uma situação dessas. É nefasta e reprovável”, concluiu.

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República divulgou nota oficial nesta sexta (8) na qual classifica como episódio como “lamentável” e diz que não é mais possível identificar os autores das alterações nos perfis, realizada em maio de 2013, porque, até julho deste ano, os conteúdos da rede de internet do Palácio do Planalto eram arquivados por no máximo seis meses.

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »