Mutirão descarta 95 casos notificados de microcefalia em 116 exames em PE

Mutirão descarta 95 casos notificados de microcefalia em 116 exames em PE

Um mutirão realizado pela Secretaria Estadual de Saúde  de Pernambuco (SES) começou a revelar, nesta sexta-feira (1º), uma mudança no quadro de acompanhamento dos casos suspeitos de microcefalia associada ao vírus da zika. Em cerca de nove horas de trabalho, na Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), na área central do Recife, médicos avaliaram 116 bebês notificados com microcefalia. E concluíram que 95 deles não tinham a malformação cerebral, com o se acreditava antes. Dos 116 casos analisados, 14 foram confirmados com microcefalia e sete seguem em análise.

O resultado dos primeiros testes deixou aliviado o secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa. “Isso é bom para o estado e para as famílias. Esse mutirão vai definir quem tem que cuidar e quem terá a suspeita afastada. Essa indefinição causa muito sofrimento para as famílias. Com o mutirão, tiramos esse estigma de cima [das famílias]”, afirmou.

Para Costa, cada passo é importante em um momento em que a doença ainda é desconhecida.  Ele lembra que Pernambuco tem um número alto de notificações, porque começou a notificar antes dos outros estados.

“Na época, ainda incluíamos bebês com 33 centímetros de diâmetro cefálico. O protocolo foi desenhado e com o passar do tempo as coisas foram se estabilizando. É assim mesmo, depois vai estabilizando. Espero que esse número [de descartes] ainda aumente bastante”, observou.

Fonte:G1

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *