Mutirão descarta 95 casos notificados de microcefalia em 116 exames em PE

abr 2 • Destaque, Geral • 355 Visualizações • Nenhum comentário em Mutirão descarta 95 casos notificados de microcefalia em 116 exames em PE

Um mutirão realizado pela Secretaria Estadual de Saúde  de Pernambuco (SES) começou a revelar, nesta sexta-feira (1º), uma mudança no quadro de acompanhamento dos casos suspeitos de microcefalia associada ao vírus da zika. Em cerca de nove horas de trabalho, na Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), na área central do Recife, médicos avaliaram 116 bebês notificados com microcefalia. E concluíram que 95 deles não tinham a malformação cerebral, com o se acreditava antes. Dos 116 casos analisados, 14 foram confirmados com microcefalia e sete seguem em análise.

O resultado dos primeiros testes deixou aliviado o secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa. “Isso é bom para o estado e para as famílias. Esse mutirão vai definir quem tem que cuidar e quem terá a suspeita afastada. Essa indefinição causa muito sofrimento para as famílias. Com o mutirão, tiramos esse estigma de cima [das famílias]”, afirmou.

Para Costa, cada passo é importante em um momento em que a doença ainda é desconhecida.  Ele lembra que Pernambuco tem um número alto de notificações, porque começou a notificar antes dos outros estados.

“Na época, ainda incluíamos bebês com 33 centímetros de diâmetro cefálico. O protocolo foi desenhado e com o passar do tempo as coisas foram se estabilizando. É assim mesmo, depois vai estabilizando. Espero que esse número [de descartes] ainda aumente bastante”, observou.

Fonte:G1

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »