Nível do Rio Machado, em Ji-Paraná, RO, sobe e registra cheia recorde

Nível do Rio Machado, em Ji-Paraná, RO, sobe e registra cheia recorde

O nível do Rio Machado, em Ji-Paraná (RO), alcançou 11,62 metros na quinta-feira (27). O número é superior à maior enchente já registrada no município, em janeiro de 1985, quando foi registrada a cota de 11,55 metros. Os dados oficiais são da Agência Nacional de Águas (ANA), que mantém uma estação telemétrica no município.

De acordo com a secretária de Ação Social do município, Sônia Reigota, 98 famílias estão desalojadas e 36 desabrigadas. Os atingidos estão sendo acolhidos no Ginásio de Esportes Gerivaldão. Todas elas passam por uma triagem e são cadastradas por assistentes sociais. Os desabrigados estão recebendo mantimentos e orientações.

A secretária também comunica que doações podem ser feitas e entregues no ginásio onde há famílias atingidas. “Estamos precisando de leite, bolachas e macarrão. Colchões e fraldas também são necessários. Tudo pode ser deixado no ginásio Gerivaldão, durante o dia e até mesmo à noite”, afirma Sônia.

Cheia histórica em Porto Velho
A população em Porto Velho continua solidária com a situação das mais de 2,3 mil famílias atingidas pela cheia do Rio Madeira, na capital e mais 14 distritos. Em frente à sede da prefeitura foi montada uma tenda onde são entregues, diariamente, roupas, alimentos, material de higiene pessoal, material de limpeza, até móveis. Mas água mineral tem sido o item mais necessário. O nível do Madeira chegou à marca de 18,62 metros, nesta sexta-feira (28), segundo aferição às 7h feita pela Agência Nacional de Águas (ANA). “Aqui chegam doações de gente que vem de bairros distantes, instituições e empresários anônimos, pessoas que chegam de outros municípios, enfim, o povo está unido e solidário nesta causa”, diz a voluntária Ana Glades Monteiro de Matos.

 

Fonte:G1

 

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *