Rotweiller com tumor mamário é abandonada na rua agonizando

Rotweiller com tumor mamário é abandonada na rua agonizando

A falta de um Centro de Zoonoses ou uma ONG (Organização Não-Governamental) que resgate e cuide de animais em Vilhena está proporcionando cenas lastimáveis, quase todos os dias na cidade. Na manhã deste domingo, 26 de janeiro, uma rotweiller com um tumor mamário de aproximadamente 6 anos foi encontrada abandonada no setor 17, quase no final da Rua Recife.

Segundo populares, a cachorra estava numa casa abandonada, onde era cuidada por um homem desconhecido há cerca de 10 dias, mas o homem teria sumido e há cerca de 5 dias a rotweiller estaria sozinha, apenas recebendo cuidados de moradores da região.

Com dificuldades para andar, devido ao tamanho do tumor, esta manhã a cachorra amanheceu no meio da rua agonizando e sem se mexer. O Corpo de Bombeiros foi comunicado e conseguiu entrar em contato com veterinária Aliny Ripke, do PetShop Animália, que foi ate o local verificar o estado do animal.

“Ela tem um tumor na região mamária ulcerado, ela está com muita febre e desidratada. Vamos tratar dela, e assim que ela estiver estabilizada, realizaremos uma cirurgia para retirada do tumor”, disse a veterinária.

O grande problema do caso da cachorra contou a Aliny Ripke é saber se ela resiste, “Ela corre risco de morte, pois já está bem debilitada, amanhã realizaremos exames de sangue e outros para saber como está realmente o seu estado de saúde, por enquanto vamos medicá-la para ela não sentir dor”, afirmou Aliny.

Os interessados em colaborar com os cuidados veterinários à rotweiller basta entrar em contato com Aliny através do (69) 9265-9840.

FALTA UM ORGÃO RESPONSÁVEL EM VILHENA

Vilhena é a terceira cidade economicamente ativa do estado e tem mais de 80 mil habitantes, porém ainda não conta com um centro de zoonoses ou um projeto que possibilite o resgate e tratamento de animais abandonados e feridos nas ruas da cidade.

A prefeitura está realizando uma tomada de preço através da Vigilância Sanitária para contratar clínicas para realizarem o recolhimento, tratamento e castração dos animais abandonados, porém, ainda não existe um local para os mesmos serem encaminhados após o tratamento.

Este convênio assim que houver a necessidade de cortes no orçamento, é rapidamente encerrado e os animais voltariam a ficar sem cuidados. Na realidade é apenas um paliativo para uma situação crítica que a cidade enfrenta.

PROJETO DE UMA ONG

Alguns amantes de animais da cidade estão tentando organizar uma ONG, mais ainda necessita da colaboração efetivas de algumas entidades e inclusive da prefeitura para poder sobreviver após criada. Um local para cuidar dos animais, ainda é o maior empecilho, segundo contou à reportagem a veterinária Aliny Ripke.

“Fazemos o possível por estes animais de rua, os gastos são grandes. Precisamos urgente de um local que cuide com profissionalismo e carinho deles”, finalizou.

 

Fonte:Vilhena Noticias

cadela cadela01 cadela02

 

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *