ACP RONDÔNIA APRESENTA CARTA PARA SEDAM

ago 17 • Meio Ambiente • 216 Visualizações • Nenhum comentário em ACP RONDÔNIA APRESENTA CARTA PARA SEDAM

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Vilson Machado recebeu na tarde desta segunda feira (08/08) representantes da Associação dos Criadores de Pássaros de Rondônia, que apresentaram ao órgão ambiental uma carta de apresentação da nova diretoria da Associação. A ACP foi criada no ano de 2007 e tem por finalidade a defesa da fauna, flora e recursos renováveis.

 

No documento entregue a SEDAM consta que até o ano de 2002, a entrega de anilhas aos criadores era feita pelas associações, ou seja estas procuravam o IBAMA e adquiriam o material para os criadores. Além da entrega eram responsáveis pelo preenchimento de plantel, que é  a relação dos pássaros com suas respectivas anilhas de controle.

 

Com a criação do SISPASS, sistema que normatizou o processo de transferência de pássaros entre os criadores e distribuição de anilhas, somente aos pássaros nascidos em cativeiro, as relações dos criadores foram feitas através das associações. Atualmente está havendo uma transição da gestão entre o IBAMA e a SEDAM.

 

O presidente da ACP – Marçal Pedroso Barbosa explicou ao secretário que a associação está preocupada com as questões que envolvem os pássaros e seus criadores. “Propomos realizar em conjunto com a SEDAM um trabalho de parceria para conscientização, orientação e fiscalização. Estaremos lançando um site com muitas informações e nos colocamos a disposição do órgão ambiental para receber animais oriundos de apreensão. ”, disse Marçal.

 

O secretário Vilson Machado explicou que encaminhará a solicitação para os setores de análise na SEDAM. “É importante que tenhamos consciência de que o meio ambiente equilibrado e sustentável é um bem comum a todos. A SEDAM continuará fazendo o seu papel de garantir os direitos constitucionais relativos ao meio ambiente. Todas as formas de organização que visem garantir a sustentabilidade ambiental serão apoiadas pela SEDAM, desde que estejam compatíveis com nossas atribuições e estritamente dentro da legalidade. ”, disse Vilson.

 

A Veterinária Marcia Oliveira enalteceu a importância da realização da reunião entre os técnicos do órgão ambiental estadual e a associação. “A ideia é boa. A Associação se apresentou como uma entidade que quer somar com a secretaria no sentido de auxiliar na divulgação de informações para os criadores amadoristas de passeriformes. ”, explicou Marcia.

Fonte:Assessoria

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »