Alto Paraiso: Irresponsabilidade ambiental

jan 30 • Meio Ambiente • 1205 Visualizações • Nenhum comentário em Alto Paraiso: Irresponsabilidade ambiental

Irresponsabilidade ambiental

O jornalismo do programa “A Hora da Notícia” que vai ao ar de segunda a sexta-feira na rádio comunitária “Capital do Jerico” em Alto Paraiso-Ro, foi contatado por um morador da linha C-80, TB-20, para comparecer na ponte do rio Taboca que passa próximo ao trevo da RO 459 com a linha C80 para ver o monte de lixo que algum cidadão da área urbana de Alto Paraiso-Ro teve o desplante de jogar praticamente dentro d’água.

O rio Taboca passa por perto da área urbana de Alto Paraiso-Ro, cortando chácaras, sítios e fazendas e suas águas servem praticamente a toda essa comunidade e o que nosso noticiário pode constatar foi a maior falta de respeito, não só com o rio, mas com toda a população do nosso município que de uma forma ou de outra utiliza aquelas águas para uso geral em suas casas e propriedades.

O monte de lixo que foi jogado no rio, como pode ser constatado pelas fotos, além de tornar feio um local onde correm águas límpidas, vem mostrar o grau de conhecimentos que alguns dos nossos cidadãos tem. Será que era preciso jogar toda aquela sujeira praticamente dentro d’água? Até onde podemos notar, nossa coleta de lixo não é a mais perfeita de todas, mas ela é feita periodicamente nas ruas e até nas chácaras mais perto do setor urbano de nossa cidade.

Será que o cidadão que fez essa “sujeira” tem consciência do que fez? Será que ele tem filhos? Será que ele nunca pensou que seu filho poderá, hora dessas, estar tomando um delicioso banho naquelas águas que ele mesmo ajudou a infectar? É a isso que em minhas aulas eu falo para os meus alunos: “ Hô pobreza”!!! É uma imensa pobreza de conhecimento, pobreza de espirito coletivo, falta de respeito com o cidadão que utiliza aquelas águas para alimentar seus animais e até para o uso doméstico.

Estamos no século XXI com cidadãos que tem mentalidade da Idade Média…

 

Por: Jose Antonio Té de Freitas

 

rio rio01 rio02

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »