Novo site da Sedam facilita consultas para ambientalistas, empreendedores, cientistas e outros públicos em Rondônia

dez 12 • Meio Ambiente • 145 Visualizações • Nenhum comentário em Novo site da Sedam facilita consultas para ambientalistas, empreendedores, cientistas e outros públicos em Rondônia

Acessível a todos e dividido em categorias, está na internet o novo site da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam): www.sedam.ro.gov.br

A nova ferramenta atende a diversos públicos, especialmente empreendedores, produtores rurais, universitários, cientistas e ambientalistas em geral. Nele estão armazenados estudos técnicos e científicos que orientam projetos de atividades econômicas em todas as regiões do estado, conforme anunciou nesta segunda-feira (12) o secretário estadual do Desenvolvimento Ambiental, Vilson Machado.

Dois anos depois do início da organização, dados e informações do site aparecem em tela mais clean [limpo]. Nele há relatórios diversos e o novo módulo do zoneamento socioeconômico e ambiental do estado (ZSEE), com o arquivo shapefile [formato popular de arquivo contendo dados geoespaciais em forma de vetor usado por Sistemas de Informações Geográficas também conhecidos como SIG].

Usando o portal, o empreendedor evita entrar em unidades ambientais ou parques. O site tem todas as feições e áreas do zoneamento. “Nesse sistema, o usuário poderá ter a confirmação da zona em que se encontra o lote rural onde ele pretende iniciar sua atividade”, explicou o secretário.

“As coordenadorias apresentam todo o instrumental necessário para o bom andamento dos processos administrativos, o que facilita ao usuário a otimização no momento em que licencia a sua atividade”, comentou Vilson Machado.

PROGRAMAS

São acessíveis também os programas de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), Desenvolvimento Socioeconômico Ambiental Integrado (PDSEAI), cujos recursos não reembolsáveis são do Fundo Amazônia, e Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas, ProGestão.

Também estão disponíveis endereços, nomes de responsáveis e contatos (por e-mail e telefone) dos 15 escritórios da Sedam no interior do estado.

“Este novo site é o primeiro passo para oferecer, em médio prazo, todos os serviços online”, disse o secretário.

 

O usuário fará seu cadastramento e protocolos no formato forma digital, obtendo toda documentação necessária para o cadastro ambiental rural, plano de manejo, outorgas diversas e licenciamento para atividade de piscicultura.

 

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ademilson Knightz
Secom – Governo de Rondônia

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »