Transferência de tecnologia para piscicultores durante a EXPOVALE

abr 28 • Meio Ambiente, Todas as Notícias • 243 Visualizações • Nenhum comentário em Transferência de tecnologia para piscicultores durante a EXPOVALE

Especialistas em piscicultura vão estar em Rondônia para apresentar, entre os dias 4 e 7 de maio, as novidades para a produção de pescado cultivado. As novidades do setor estarão à disposição de produtores rurais na primeira edição da EXPOVALE, que será realizada em Ariquemes.
A estrutura do evento já está sendo montada no canteiro central da avenida Capitão Silvio para abrigar mais de 150 empresas de vários segmentos, transformando a localidade em uma pequena cidade onde pode-se encontrar de tudo um pouco, sobretudo muito conhecimento.
O evento terá palestras sobre a sanidade do pescado, com algumas soluções práticas para diminuir os prejuízos enfrentados com alguns parasitas que podem afetar os peixes. Também será apresentado o cenário nacional e internacional do peixe. Alguns palestrantes são renomados e de grande saber científico, entre eles doutores e mestres, que apresentarão casos de sucesso do trabalho em rede realizado por centrais de negócios, além de uma exposição sobre a cadeia produtiva do pescado em Rondônia.
A EXPOVALE é um evento do Governo do Estado, através da Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (SUDER) com a parceria de execução da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA) e a colaboração do Sebrae, Senai/Sesi, Emater, Prefeitura de Ariquemes e suas secretarias e departamentos municipais,  Emater e Idaron.
MERCADO DO PEIXE
Rondônia é atualmente o maior produtor de peixe nativo em água doce de forma sustentável do país, com 17,5% de toda a produção nacional, de acordo com dados do IBGE. A Região do Vale do Jamari se destaca com 33% da produção estadual. E Ariquemes é referência com a produção de 13 mil toneladas por ano.
Dados da Sedam apontam para uma produção de 90 mil toneladas de pescado em Rondônia. É diante deste cenário que surge a EXPOVALE para valorizar a produção e ainda criar um ambiente ainda mais favorável para o mercado do peixe.
PALESTRAS EXPOVALE – 4 A 7 DE MAIO
DIA 04
14h – Palestra: Mercado nacional e internacional de peixes nativos cultivados.
15h30 – Palestra: Importância da organização setorial para a piscicultura brasileira. Palestrante – Francisco Medeiros – Peixe BR.
DIA 05
9h – Palestra: Cenário Nacional e Internacional da Aquicultura
10h30 – Questões práticas e sanitárias quanto ao uso de probióticos na piscicultura. Palestrante – Gabriel Jesus:  Doutorando na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
14h – Mini Curso – Qualidade de água na piscicultura. Gabriel Jesus: Doutorando na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. SUDER/ Commerce All
15h – Palestra: Agro turismo. SEBRAE
16h30 – Palestra: Organização da Cadeia Produtiva. SEBRAE – Almir Barrichello
DIA 06
8h – Casos de sucesso de Redes e Centrais de Negócios.  SEBRAE – Almir Barrichello.
9h30 – Palestra: Alimentação e nutrição de peixes nativos amazônicos.  – Thiago Ushizima /Nutrizon
11h – Palestra: Homeopatia no tratamento das enfermidades de peixes. Palestrante – André Vinícius Oliveira – Médico veterinário Arenales

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »