Exame confirma dengue em menina com suspeita de chikungunya, em RO

Exame confirma dengue em menina com suspeita de chikungunya, em RO

O setor de epidemiologia de Vilhena (RO), distante cerca de 700 quilômetros de Porto Velho, informou que uma menina de 9 anos que apresentava suspeita de chikungunya foi diagnosticada com dengue após exame realizado pelo Laboratório Central (Lacen) de Rondônia. A criança teve o caso considerado suspeito, pois esteve em viagem à Venezuela e dias depois apresentou sintomas como febre intensa, coceira e dores em algumas regiões do corpo.

O exame para chikunguya ainda não foi entregue, mas, de acordo com o setor de epidemiologia, dificilmente a menina estará com a doença, pois são raros os casos de pacientes que pegam dengue e chikunguya juntas, embora as duas sejam transmitida pelo mesmo mosquito, o Aedes Aegypti.

O material coletado da criança foi enviado para o Instituto Evandro Chagas do Pará no dia 19 de novembro e continua sendo analisado pela equipe de saúde. Ainda segundo a unidade de saúde de Vilhena, a criança de 9 anos, que ficou internada no Hospital Regional após retornar da viagem à Venezuela. A menina está em casa e tem apresentado melhora no quadro de saúde.

A Agência Estadual de Saúde de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) informou que até o momento não foi confirmado nenhum caso positivo no estado. De quatro casos suspeitos da febre chykungunya já notificados, dois deles deram como negativo para a doença. Os pacientes em suspeitas eram do município de São Francisco do Guaporé(RO), Porto Velho e Vilhena.

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *