Mais duas creches serão construídas em Ariquemes

jan 29 • Destaque, Notícias • 1220 Visualizações • Nenhum comentário em Mais duas creches serão construídas em Ariquemes

Nesta quarta-feira (29) o chefe do Executivo Municipal assinou a ordem de serviço para construção de duas creches, uma no  Bairro Bom Jesus e a outra no Bairro Paulistano. Na última semana foi ordenada a construção de uma unidade no Bairro Jardim Zona Sul, sendo que todas serão construídas no decorrer deste ano, por meio de parceria da Prefeitura de Ariquemes com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A creche que será construída em localização estratégica do Bairro Bom Jesus beneficiará os moradores de 15 (quinze) bairros/setores, uma população estimada em 15.679 habitantes e 4.840 famílias. Serão atendidos 240 (duzentos e quarenta) alunos de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, em período integral e parcial.

 

O Centro de Educação Infantil, que será construído no Bairro Paulistano beneficiará os moradores de 07 (sete) bairros/setores, que se localizam nos arredores, numa população estimada em 8.976 habitantes sendo 2.426 famílias. Também serão beneficiadas 644 famílias com uma população de 2704 habitantes das comunidades localizadas entre a BR 364 e BR 421. Estes moradores ao se dirigirem ao trabalho no centro da cidade podem utilizar o acesso através da Av. Machadinho, deixando seus filhos neste Centro de Educação Infantil.

As unidades de ensino serão construídas pelo Proinfância, onde o principal objetivo do Governo Federal é prestar assistência financeira, em caráter suplementar, aos municípios que efetuaram o Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR).Os recursos do Proinfância destinam-se à construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil. A padronização da unidade é o Tipo B, que conforme o programa deve ter  dimensões mínimas do terreno com 40mx70m, para uma área construída de 1.323,58m², com declividade máxima de 3% ou compromisso da prefeitura em realizar terraplanagem, sendo que a capacidade de atendimento será de 240 crianças.

 

O prefeito de Ariquemes, aproveitou a solenidade de assinatura das ordens de serviços para comunicar que em breve também será construída uma creche no bairro Gerson Neco, que beneficiará especialmente aos moradores de 07 (sete) bairros/setores, que se localizam na Região Administrativa 01 (um). A população estimada dos bairros São Luiz, Pólo Moveleiro, Setor 11 e Setor Colonial, é de 5.431 habitantes sendo 1.468 famílias. Esta região conta ainda com a formação dos bairros Alvorada, Bela Vista e Gerson Neco, com um número expressivo de moradores, dos quais não há registro do número de moradores.

Próxima a estes bairros/setores não existe atendimento público suficiente a Educação Infantil, onde, com essa construção serão atendidos 240 (duzentos e quarenta) alunos de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, em período integral e parcial.

Ariquemes conta hoje com cinco creches municipais, e mais quatro conveniadas, e a implantação das quatro novas unidades de ensino, colaborará para atender 960 novos alunos. “Sabemos da necessidade por um aumento no número de vagas, sendo que para isso estamos nos empenhando para conquistar mais creches e aumentar a oferta a comunidade”, frisa. A secretária salienta também, que a  incumbência do Município com o atendimento da educação infantil (creches e pré-escola) e o ensino fundamental, conforme Art. 11, V, da Lei Nº 9.394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

 

 

Fonte: Comunicação PMA

Fotos: Arquivo PMA

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »