Plantio mecanizado aumenta produção de mandioca em Rondônia

out 26 • Notícias • 1045 Visualizações • Nenhum comentário em Plantio mecanizado aumenta produção de mandioca em Rondônia

Produtores de Ariquemes (RO), município distante 200 quilômetros de Porto Velho, estão investindo em máquinário para o plantio de mandioca. A iniciativa contribui para a diminuição dos custos com mão de obra e, ao mesmo tempo, garante o aumento da produção através do plantio mecanizado.

Um desses produtores é Jeú Antônio de Oliveira, que investe na produção de mandioca há dois anos e agora busca a inovação. O trabalho que levaria uma semana para ser concluído é feito em apenas um dia, com o uso da máquina de plantar mandioca. Há 15 anos no Sítio Campo Verde, na Linha C-65, ele trabalha com vários cultivos, mas a mandioca é seu principal produto.

Oliveira é considerado pela prefeitura do município como o maior produtor de mandioca da região de Ariquemes, com uma plantação que rende cerca de 10 toneladas por mês. Atualmente são 60 mil pés, número que deve ser maior até janeiro de 2015.

 

O investimento feito pelo produtor foi de R$ 5 mil para comprar uma máquina usada e que é manuseada por três pessoas, sendo que uma delas dirige e as outras colocam as raízes num compartimento. O equipamento corta a raiz, abre o buraco na terra, planta e fecha. “Quero aumentar para 200 mil pés até janeiro. A máquina ajuda a diminuir o trabalho e aumenta o rendimento. Não estou dando conta dos pedidos e estou satisfeito com os resultados”, enfatiza o produtor.

O produtor vende para supermercados e também para escolas do município. O coordenador do Banco de Alimentos de Ariquemes, Antonio Marcos de Moura, conta que 14 escolas utilizam o vegetal na merenda escolar. “Ele já entrega a mandioca limpa, então não há perdas. É uma forma de valorizar os produtores da região”, enfatiza.

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »