Indonésia executa neste sábado brasileiro condenado por tráfico de drogas

Segunda o Jornal a Folha de São Paulo, a Indonésia executará neste sábado dia 17 o brasileiro Marco Acher Cardoso condenado a pena de morte naquele País pelo crime de tráfico de drogas. Marco e o Itamaraty já foram informados a respeito. O brasileiro foi condenado em 2004, após tentar, um ano antes, entrar no país com 13,4 kg de cocaína escondidos em tubos de uma asa-delta. Será a primeira vez que um brasileiro será executado no exterior. A morte se dá por fuzilamento.
O outro brasileiro no corredor da morte no país, o paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42, também condenado por tráfico, teve rejeitado na sexta o pedido de clemência feito ao presidente Joko Widodo. Isso significa que não há mais impedimentos legais para executá-lo.
Nesta quarta, Marco foi levado da prisão de Pasir Putih (a 400 km da capital, Jacarta) para outra unidade, como parte do procedimento preparatório para execução. Ele ficará isolado até a data do fuzilamento, segundo Utomo Karim, advogado pago pelo governo brasileiro para defendê-lo. Karim e um diplomata brasileiro acompanharam a transferência.
O brasileiro ficou “chocado” ao saber da iminente execução, diz Karim. “Ele ficou muito assustado ao ser levado da cela e pensou que seria executado imediatamente.” Uma tia de Marco viajou nesta quarta para a Indonésia, antecipando a viagem que já faria para visitá-lo. No Brasil, amigos se mobilizaram em redes sociais para tentar evitar o fuzilamento. Os pais de Marco morreram e ele, solteiro, não tem filhos.
Do Obr Notícias
Fonte da Informação:http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/01/1575298-indonesia-vai-executar-no-sabado-brasileiro-condenador-por-trafico.shtml