Líderes do Brics chegam ao Itamaraty para reunião de cúpula do bloco

nov 14 • Política02 • 69 Visualizações • Nenhum comentário em Líderes do Brics chegam ao Itamaraty para reunião de cúpula do bloco

Líderes do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) chegaram na manhã desta quinta-feira (14) ao Palácio Itamaraty, em Brasília, para a 11ª reunião de cúpula do bloco.

À frente da presidência rotativa do Brics, o presidente Jair Bolsonaro é o anfitrião do encontro que trouxe ao Brasil os presidentes de Rússia, Vladimir Putin; da China, Xi Jinping; e da África do Sul, Cyril Ramaphosa; e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Fundado informalmente em 2006, como Bric, o bloco de países emergentes na área econômica agregou a África do Sul em 2011, passando a se chamar Brics.

Os líderes dos cinco países cumprem agendas desde quarta em Brasília, quando participaram de um fórum empresarial do Brics e jantaram no Itamaraty, sede do ministério das Relações Exteriores.

No fórum empresarial, os chefes dos países do Brics defenderam ampliar as relações comerciais entre si, com críticas ao protecionismo, feitas por Xi Jinping e Putin.

Da esquerda para a direita: os líderes Vladimir Putin (Rússia), Narendra Modi (Índia), Xi Jinping (China), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Jair Bolsonaro (Brasil) foram ao Itamaraty para reunião dos Brics  — Foto: Marcos Corrêa/PR

Da esquerda para a direita: os líderes Vladimir Putin (Rússia), Narendra Modi (Índia), Xi Jinping (China), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Jair Bolsonaro (Brasil) foram ao Itamaraty para reunião dos Brics — Foto: Marcos Corrêa/PR

Nesta quinta, ocorrem as reuniões dos chefes de Estado e de governo. A 11ª cúpula tem como tema “crescimento econômico para um futuro inovador” e discutirá o aumento da cooperação entre os países, em especial nas áreas de ciência, tecnologia, inovação, saúde e combate à corrupção e ao terrorismo.

Os presidentes e o primeiro-ministro indiano terão duas reuniões na manhã desta quinta, sendo uma delas a portas fechadas. Eles também farão uma conversa sobre o conselho empresarial do Brics e sobre o Novo Banco de Desenvolvimento, o banco do bloco. Ainda haverá um almoço oferecido por Bolsonaro às demais autoridades.

Reuniões bilaterais

Bolsonaro aproveitou a cúpula do Brics para ter reuniões bilaterais com os líderes dos demais países do bloco. O primeiro encontro do presidente brasileiro foi com o presidente da China, Xi Jinping.

Os dois se reuniram na quarta-feira (13) no Itamaraty. Bolsonaro defendeu diversificar as relações comerciais com a China e disse que o país faz parte do futuro do Brasil.

À tarde, Bolsonaro recebeu o primeiro-ministro indiano Narendra Modi no Palácio do Planalto. Ele confirmou na oportunidade que visitará a Índia em 26 de janeiro, nos festejos pelo dia da República.

As bilaterais de Bolsonaro continuarão após o encerramento da cúpula. Ainda nesta quinta, ele terá reuniões no Palácio do Planalto com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

Fonte: G1

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »