Adelino Follador informa cancelamento de audiência pública sobre usinas de nitrogênio

Adelino Follador informa cancelamento de audiência pública sobre usinas de nitrogênio

O deputado Adelino Follador (DEM), na sessão desta quarta-feira (14) informou que apresentou na reunião da Comissão de Agricultura, requerimento solicitando o cancelamento da audiência pública que seria realizada no próximo dia 22 de junho, para discutir sobre as usinas de nitrogênio de Rondônia.

Segundo Follador, a Emater garantiu que não interromperá as atividades das usinas, que atualmente trabalhavam com capacidade reduzida. O nitrogênio é utilizado por pecuaristas, criadores de gado de leite e de corte no processo de armazenamento de sêmen animal, visando o melhoramento genético,

O parlamentar disse ter ficado satisfeito com a notícia que, segundo ele, continuará viabilizando o setor da agricultura familiar no Estado. Follador explicou que Emater realiza a manutenção, distribui e vende o produto a preços acessíveis para melhora genética da produção familiar e cadeia leiteira, mas que isso significa que o objetivo é competir com empresas particulares.

“O objetivo da nossa audiência pública seria mostrar que o governo pode ampliar a capacidade produtiva da usina e não descontinuá-la”, frisou Adelino Follador.

A reestruturação da Emater, segundo o deputado, foi outro assunto discutido na Comissão de Agricultura nesta quarta-feira. Segundo Follador, os deputados devolveram o projeto do Executivo por não acatarem a liberação de R$ 40 milhões para contratação de empresa para reestrutura a Emater.

Segundo o parlamentar, o projeto deve ser refeito e analisar a possibilidades de investir recursos do Proleite na reestruturação da Emater.

ALE/RO – DECOM – Juliana Martins

Foto: José Hilde

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *