Autoridades e empresários brasileiros são recebidos em Trinidad

Autoridades e empresários brasileiros são recebidos em Trinidad

Após se reunirem em Costa Marques, na fronteira com a Bolívia, a Caravana de Integração, formada por autoridades e empresários rondonienses, fez a travessia de balsa do rio Guaporé, ingressando em território boliviano, no começo da manhã do último sábado (15).

“É uma mobilização que Rondônia toma a frente, por ser de grande interesse para os empresários, industriais, o setor agropecuário e a sociedade em geral. Na questão diplomática, por exemplo, vamos discutir a formação de médicos com diploma reconhecido nos dois países”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP).

O vice-governador Daniel Pereira (PSB) enfatizou que é um momento histórico e com resultados positivos, desde já. “Esse manifesto nosso vai motivar que o governo boliviano acelere o processo de asfaltamento da rodovia, para em seguida serem instaladas as aduanas nas fronteiras e o comércio, negócios e turismo se consolidarão de vez”, observou.

Um dos idealizadores do projeto de integração, o deputado José Lebrão (PTN) declarou que “estamos somando forças para que o sonho desse povo ao longo da estrada se concretize”.

A expectativa de todos é de que o presidente da Bolívia, Evo Morales, anuncie a obra de asfaltamento ligando até o rio Guaporé, em Costa Marques. Morales está na região, participando das solenidades de 173 anos de criação do Departamento do Beni.

Integram a Caravana os deputados estaduais Edson Martins (PMDB), Hermínio Coelho (PSD), Rosângela Donadon (PMDB), Glaucione Rodrigues (PSDC), Luizinho Goebel (PV), Laerte Gomes (PEN), Aélcio Costa (PP), Dr. Neidson (PTdoB), Só Na Bença (PMDB), Léo Moraes (PTB), Ezequiel Junior (PSDC), Alex Redano (SD) e Jesuíno Boabaid (PTdoB). Os deputados federais Marcos Rogério (PDT) e Marinha Raupp (PMDB) também integram comitiva.

Almoço em San Joaquin

A travessia de toda a comitiva demorou cerca de três horas. Em seguida, todos se dirigiram até San Joaquim, primeira cidade do Departamento do Beni na região, com quase 100 km além fronteira.

Lá, o alcaide (prefeito) municipal, Hugo Vargas, recebeu a todos em um almoço oferecido no clube local. “Está se tornando realidade o caminho que interliga todo o Beni ao Brasil, através de Rondônia. É um sonho antigo de todo esse povo, que acredita em um novo desenvolvimento com essa estrada”, destacou.

A sub-governadora da província do Mamoré, Assunta Figueroa Rojas, manifestou a sua satisfação em ver uma comitiva formada por tantas autoridades rondonienses. “Mostra que Rondônia e o Brasil têm todo o interesse nessa interligação entre os dois países”, completou.

Recepção em Trinidad

Já era noite quando a Caravana chegou a Trinidad, capital do Departamento do Beni, sendo recebida pelo governador Alex Abidar em frente ao Palácio de Governo, na praça central. Da travessia até a capital beniana são cerca de 330 km, com apenas 25 deles asfaltados.

“Sempre acreditamos neste projeto grandioso, que aproxima dois países irmãos, permitindo uma troca de culturas, de negócios e de turismo”, ressaltou Abidar.

Diversas autoridades locais e empresariais saudaram a comitiva rondoniense, que após os cumprimentos se reuniram em hotéis para definir os detalhes das agendas de trabalho dos próximos dias.

A caravana cumpre agenda comercial e política até a próxima quarta-feira (18).

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *