Deputada federal Marinha Raupp se reúne com o Chefe de Gabinete da Casa Civil

Deputada federal Marinha Raupp se reúne com o Chefe de Gabinete da Casa Civil

Na manhã desta quinta-feira, 13, a deputada federal Marinha Raupp (PMDB) esteve com o Chefe de Gabinete da Casa Civil, Luiz Antonio de Mello Rebello, para tratar sobre a instalação de uma equipe interinstitucional, com a finalidade de elaborar um diagnóstico sobre as fortes chuvas que atingem as regiões dos afluentes do Rio Madeira e da Bacia Amazônica, provocando inundações em municípios como Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Porto Velho, Santa Luzia do Oeste e Rolim de Moura.

Em seguida, a deputada Marinha Raupp se reuniu com Gilberto Carvalho, secretário geral da Presidência, juntamente com o prefeito de Guajará-Mirim, Dúlcio Mendes.

De acordo com a deputada Marinha, é importante que a equipe interinstitucional tenha representantes da ANA (Agência Nacional da Água), ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), CPRM (Serviço Geológico do Brasil), SIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia) e dos Ministérios – entre eles Integração Nacional, Cidades, Casa Civil – para elaboração de um diagnóstico sobre as inundações que ocorreram em Rondônia.

Na quarta-feira (12), a parlamentar esteve em reunião com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, na qual relatou os últimos acontecimentos em Guajará-Mirim, na rodovia BR 425 e Porto Velho e solicitou um conjunto de ações para a implantação do Plano de Risco e Prevenção das Cheias do Rio Madeira. Neste encontro, a deputada Marinha fez um convite para que o ministro viesse a Rondônia.

Após ouvir os relatos, o ministro Francisco Teixeira se sensibilizou com a situação e designou uma equipe, nesta quinta (13), para visitar os locais por onde as cheias têm prejudicado a população. Há a perspectiva de que o ministro cumpra sua agenda aqui em Rondônia, no próximo dia 17, segunda-feira.

Segundo a deputada Marinha, é necessário que os governos (municipal, estadual e federal) estabelecem procedimentos de emergência e ações integradas em um Plano de Risco e Prevenção às Cheias no Estado.

A deputada Marinha Raupp mantém o diálogo constante com os coordenadores da Defesa Civil – no âmbito nacional, estadual e municipal – para conhecimento das decisões tomadas nas reuniões da Sala de Situação.

 

Texto e Fotos – Assessoria de Comunicação

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *