Deputada Marinha e senador Raupp integram comitiva que acompanhou o ministro, Francisco Teixeira, em nova visita técnica ao estado de Rondônia

Deputada Marinha e senador Raupp integram comitiva que acompanhou o ministro, Francisco Teixeira, em nova visita técnica ao estado de Rondônia
Na manhã desta terça-feira (25) o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, esteve em Rondônia para visitar as áreas afetadas pelas cheias do Rio Madeira. Entre as autoridades presentes estiverem a deputada federal Marinha Raupp e os senadores, Valdir Raupp (presidente nacional do PMDB) e Jorge Vianna (AC).

O governador de Rondônia, Confúcio Moura, fez uma breve explanação sobre a situação das famílias afetadas pelas inundações e o coordenador da Defesa Civil (RO), Cel. BM Lioberto Caetano, apresentou os dados atualizados sobre as enchentes que afetam o estado de Rondônia.

Conforme dados apresentados pela “Operação Enchente”, historicamente as medições indicam níveis nunca antes observados no Rio Madeira. Já são mais de 1,8 mil famílias atingidas, com aproximadamente 9270 pessoas afetadas. O efetivo empregado conta com 550 homens no trabalho de atendimento à população; há 34 abrigos que amparam 294 famílias; oito aeronaves, sendo quatro helicópteros e quatro aviões; 30 carros; 29 caminhões e máquinas; 20 embarcações e três barcos.

Com relação ao isolamento por terra do estado do Acre e dos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, a Defesa Civil e DNIT têm buscado alternativas. No caso destas cidades, a melhor opção seria a liberação da Estrada Parque que interliga Jacinópolis a Buritis, proposta apresentada pela deputada Marinha e que esbarra em questões judiciais. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental encaminhou ofício solicitando a liberação do Ministério Público (MP) para que o Governo do Estado ou o DNIT executem as obras de acesso da BR 421 a BR 425.

Desde os primeiros indícios das enchentes na Bacia Hidrográfica do Rio Madeira, a deputada federal Marinha Raupp tem trabalhado para minimizar o sofrimento causado à população atingida.

“É importante que os governos trabalhem de maneira articulada para que as pessoas afetadas pelas chuvas recebam a assistência adequada em situações de emergência e que seja restabelecido o acesso por terra aos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim”, declarou a parlamentar.

Nesta semana, Marinha Raupp protocolou requerimento para Criação de Comissão Externa Temporária na Câmara dos Deputados para que a Bancada federal de Rondônia e do Acre acompanhe a situação de emergência nos municípios de Porto Velho, Nova Mamoré, Guajará Mirim e no Estado do Acre.

 

Texto e Foto – Carlos Eduardo de Lima

marinha integração01

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *