Deputada Marinha Raupp cumpre agenda e fortalece diálogo sobre a fronteira Brasil Bolivia

A comitiva veio à capital para trazer as demandas da população local e solicitar que políticas públicas venham ao encontro com a própria realidade. No Ministério das Relações Exteriores, foram levantados os conflitos entre Bolívia e Brasil, o problema do comércio dos produtos produzidos em Guajará-Mirim e exportados sem controle, os bolivianos que utilizam o sistema de saúde dos brasileiros fazendo com que os hospitais fiquem lotados, entre outros. O Primeiro Secretário da Divisão da América Meridional II Dr. Eloi Hitter Filho ouviu atentamente e já se disponibilizou a comparecer à reunião do Comitê da Faixa de Fronteira, que acontecerá no próximo mês.
Cumprindo a agenda, a comitiva seguiu para o Ministério do Meio Ambiente, onde se reuniu com Secretário Executivo Dr. Francisco Gaetani. Os temas discutidos foram em torno da política de sustentabilidade, visto que 92,7% da área total do município de Guajará-Mirim é formada por Unidades de Conservação e terras indígenas. Os vereadores presentes puderam expor a situação em que a população indígena se encontra e solicitar alternativas para fomentar o desenvolvimento agrícola. Dr. Gaetani pretende visitar a região e dar prioridade ao assunto no MMA para tornar possível um planejamento estratégico e discutir o modelo de desenvolvimento para Guajará-Mirim.
Outro tema discutido foi educação. A comitiva seguiu para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. O presidente Dr. Antonio Correa Neto ouviu o relato dos problemas encontrados em Guajara-Mirim e destacou como prioridade o desenvolvimento da educação infantil. Ele informou que já está prevista a construção de três escolas de educação infantil, previstas pelo PAC 2 e pretende agendar uma visita para ver o andamento das políticas para o desenvolvimento da educação.
Finalizando a jornada, a deputada Marinha Raupp e os representantes da população fronteiriça foram discutir a questão da saúde indígena no Ministério da Saúde, Secretaria Especial de Saúde Indígena. O secretário Dr. Antônio Alves de Souza informou que há previsão de convocar muitos médicos do programa do governo “Mais Médicos” para atender a população. Disse ainda que vai averiguar a questão levantada pelo vereador Nham Pá de crianças e adultos que morrem sem chegar ao hospital por falta de transporte.