Deputada Marinha Raupp mobiliza órgãos competentes em Brasília para socorrer municípios de Rondônia que sofrem com as enchentes.
A deputada federal Marinha Raupp (PMDB) esteve em audiência com o ministro da Integração Regional, Francisco Teixeira, e o secretário Nacional da Defesa Civil, Adriano Pereira Junior , na qual solicitou um conjunto de ações para a implantação do Plano de Prevenção das Cheias do Rio Madeira. O encontro ocorreu na sede do Ministério, na manhã desta quarta-feira, 12.
De acordo com a deputada Marinha, é necessário que os governos (municipal, estadual e federal) estabelecem procedimentos de emergência e ações integradas em um Plano de Prevenção às Cheias no Estado.
Marinha Raupp mostrou-se preocupada com as notícias vindas do Estado, onde a Região da Pérola do Mamoré e Porto Velho sofrem com as enchentes provocadas pela cheia do Rio Mamoré e do Rio Madeira. O acesso para os municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim ficou interrompido pelas águas que inundaram a BR 425, na altura da Ponte do Arara.
Após a audiência com o ministro e secretário nacional de Defesa Civil, e acompanhada pelo prefeito de Guajará-Mirim, Dúlcio Mendes, a deputada Marinha esteve no DNIT, onde sugeriu a decretação do estado de emergência, para que o órgão federal possa construir as novas pontes da BR 425.
As pessoas que residem nesta cidade (Guajará) e Nova Mamoré não podem ficar isoladas, declarou a parlamentar, que obteve as informações para adoção de medidas que providencie e garanta o transporte da população.
Segundo a deputada Marinha Raupp, os municípios precisam elaborar um Plano Diretor de Drenagem e para isto, é importante a capacitação de equipes nos municípios, as quais juntamente com o Governo de Rondônia, elaborem um diagnóstico regionalizado para implantação do sistema de macrodrenagem.
Texto – Assessoria de Comunicação
Publicações Relacionadas
« Menina violentada pelo tio pede ajuda para enxoval de criança Arom pede providências à presidente Dilma e explicações sobre enchentes »