FOLLADOR DEFENDE MEDIDA PRÁTICA PARA CONTER O NEMATÓIDE QUE AVANÇA CONTRA AS LAVOURAS

FOLLADOR DEFENDE MEDIDA PRÁTICA PARA CONTER O NEMATÓIDE QUE AVANÇA CONTRA AS LAVOURAS

Depois de se reunir com órgãos da área da agricultura do Governo, o deputado Adelino Follador (DEM), disse nesta terça-feira (21) em seu Gabinete que está preparando a realização de uma audiência pública, no próximo dia 27 de abril, com todos esses segmentos e com o setor produtivo rural de Rondônia para discutir uma proposta plausível que facilite e direcione o processo de produção e distribuição de mudas de café clonal em Rondônia.

Segundo ele, o sistema de produção de mudas usados pelos viveiristas já está causando grandes prejuízos para as lavouras do Estado, tendo em vista que padece de metodologia, de recursos e cuidados sanitários adequados ao processo, fato que está provocando a incidência de doenças como o nematoide – um tipo de verme, um parasita que suga a resistência da planta retirando todo seu vigor, prejudicando seu desenvolvimento e produção -, fato que precisa ser discutido com urgência para se encontrar uma solução imediata, a tempo de salvar a safra deste ano.

Segundo o deputado, os viveiristas que têm a prioridade e incentivo do Governo para produzir essas mudas, devem receber igual prioridade de orientação dos técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Agência de Defesa Agrossilvopastoril (Idaron), que é o órgão responsável pela fiscalização da sanidade da produção agrícola e pecuária de Rondônia, para produzir mudas de qualidade e que não tragam prejuízos para o Estado e para os produtores rurais.

Da reunião em seu Gabinete participaram o presidente da Emater, Francisco Mende Sá Barreto, a gerente de Defesa Vegetal da Idaron, Rachel Barbosa, técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura (Giovana Menocin, Elinilde Bezerra e Francisco Figueiredo) e representantes do próprio Poder Legislativo Estadual. Follador, que tem formação em técnica agrícola, observou que há uma necessidade de um reordenamento da metodologia utilizada na produção de mudas, e defendeu a produção em tubetes para evitar a proliferação da doença.

Durante a reunião o deputado solicitou da Idaron a relação dos viveiros onde foram identificados problemas sanitários na produção de mudas. Da Emater ele pediu informações sobre a quantidade de produtores do Estado, sua localização e os recursos de logística para o transporte, e principalmente a estratégia da empresa, o planejamento e as ações corretivas para enfrentar a doença e suas consequências.

Fonte: Ascom.

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *