Follador denuncia péssima qualidade da energia no Vale do Jamari

Follador denuncia péssima qualidade da energia no Vale do Jamari

Follador denuncia péssima qualidade da energia no Vale do Jamari
Em alguns lugares a energia é tão ruim que mal funciona um ventilador…

O deputado Adelino Follador (DEM) criticou da Tribuna da Assembleia Legislativa, na terça-feira (7) a inércia da Eletrobrás em Rondônia, que assiste a situação de penúria de vários municípios do Estado, especialmente do Vale do Jamari. A população sofre com a falta constante de energia elétrica ou com energia de baixa qualidade, que não atende suas necessidades, resultando em prejuízos sociais e econômicos para toda a região.

O deputado chamou a atenção da bancada de Rondônia no Congresso Nacional – deputados e senadores – a pressionarem o Ministério das Minas e Energia e a própria companhia de energia. Follador quer atenção para a demanda de energia elétrica dos municípios fora do eixo da BR 364, como Cacaulândia, Governador Jorge Teixeira, Alto Paraíso, Bom Futuro, Colina Verde, entre outros, que têm dificuldade para executar qualquer projeto que dependa de energia, por menor que seja, inclusive para tarefas elementares, como a manutenção de tanques de resfriamento de leite.

“A qualidade da energia é tão ruim que em alguns casos que não toca sequer um ventilador”, disse o deputado ao lembrar que Rondônia garante o abastecimento de energia a vários estados das regiões Sul e Sudeste do País, enquanto penaliza seu gerador e consumidor direto, o Estado de Rondônia, fonte da matriz energética mais importante Brasil.

Adelino Follador pediu também aos representantes de Rondônia na esfera federal, que intensifiquem pedidos junto ao Ministério das Minas e Energia, para que se determine a construção das redes de energia para os outros municípios não atendidos e, portanto, dependentes de usinas termelétricas, como Machadinho do Oeste, Buritis, Cujubim e Vale do Anari. “Isso é um contrassenso, pois Rondônia produz energia para o Brasil e sufoca a si mesmo com um serviço de geração e distribuição ultrapassado, de baixa qualidade, caro e com alto grau de poluição”.

O deputado Follador disse que o Estado Rondônia, por sua condição de gerador de energia para o Brasil deveria ser o principal beneficiário do sistema, com energia abundante e de boa qualidade, ao contrário do grau de humilhação a que se submete. Isso segundo ele exige de todos os parlamentares uma atitude concreta em defesa do seu status e necessidade, e pela garantia do desenvolvimento.

ALE/RO – DECOM – Assessoria
Foto: Ana Célia

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *