Follador visita plantação modelo de café clonal com secretários amapaenses em Alvorada do Oeste

maio 25 • Política, Todas as Notícias • 111 Visualizações • Nenhum comentário em Follador visita plantação modelo de café clonal com secretários amapaenses em Alvorada do Oeste

Autoridades do Amapá vieram a Rondônia conhecer as técnicas desenvolvidas pela Emater no plantio do café clonal.

Na quarta-feira (24), após participar do início da 6ª Feira de Agronegócios Rondônia Rural Show, que acontece em Ji-Paraná, o deputado Adelino Follador (DEM), a convite do deputado Laerte Gomes (PSDB) e do Prefeito de Alvorada do Oeste, Professor Walter Silva (PMDB), foram até a linha 64, Zona Rural do município, para recepcionar a comitiva de secretários amapaenses em uma plantação referencial de café clonal.

A visita dos secretários é uma determinação governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), que pretende firmar uma cooperação técnica com o governo de Rondônia, para a implantação de lavouras de café clonal no estremo Norte do Brasil.

A plantação escolhida pelos servidores da Emater: Geovani Tomiazzi, gerente regional no Vale do Guaporé e José de Arimateia, diretor técnico, foi a propriedade da família do senhor Antônio Baiano.

A família mora há 30 anos no local e trabalha com a agricultura familiar, com os filhos cultiva 50 hectares de café clonal e é referência no estado de Rondônia.

Segundo o senhor Antônio, que estava fazendo a colheita mecanizada naquele momento, na plantação de 2 anos pretende colher 100 sacas por hectare, para este ano quer ter um resultado de 2.800 sacas nos 50 hectares da lavoura e, para 2018 planeja chegar a 5.000 sacas.

A comitiva do Amapá era composta pelo secretário de Desenvolvimento Rural do Amapá, Osvaldo Hélio, secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá, Robério Nobre, chefe de gabinete do governador do Amapá, e José Maria, diretor-presidente do RURAP.

O deputado Adelino Follador destacou a importância da união dos estados amazônicos, e diz que apesar de Rondônia está bem avançado no desenvolvimento das pesquisas, acredita que através da troca de informações técnicas e científicas, as parcerias poderão facilitar o melhoramento dos clones e obter resultados ainda melhores.

Também esteve presente na recepção o diretor geral do DER Ezequiel Neiva.

Autor: Assessoria

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »