Gurgacz defende construção de centro de diagnóstico de câncer em Rondônia

out 15 • Política • 1230 Visualizações • Nenhum comentário em Gurgacz defende construção de centro de diagnóstico de câncer em Rondônia

O senador Acir Gurgacz elogiou, nesta segunda-feira (14), a mobilização de toda a sociedade em torno da campanha de combate ao câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa e defendeu a liberação, pelo Ministério da Saúde, de recursos para a construção de um centro de diagnóstico de câncer bem equipado no estado de Rondônia.

Acir Gurgacz explicou que, no mês de outubro, Rondônia recebeu uma carreta adaptada para ser um centro de diagnóstico móvel que deverá atender todas as regiões do estado. Segundo ele, somente no último final de semana, em um mutirão que faz parte do Outubro Rosa, foram realizadas 22 microcirurgias para a retirada de nódulos na epiderme e coleta de material para biópsia. Segundo o senador, o câncer de pele está entre aqueles que mais ocorrem no estado, atrás do câncer de colo de útero e de mama.

– Isso demonstra que Rondônia necessita, com urgência, de um centro de diagnóstico de câncer bem equipado e com todas as condições para fazer os exames, diagnósticos e tratamentos preventivos – defendeu.

O senador disse que, atualmente, os rondonienses procuram atendimento em outros estados para tratar a doença, fato que acaba aumentado as despesas e traz mais transtorno aos pacientes. Gurgacz revelou que, somente no ano passado, o Hospital do Câncer de Barretos atendeu 1.995 pessoas do estado de Rondônia.

– É uma situação realmente desumana e por isso estamos trabalhando para termos esse centro de diagnóstico em Rondônia – afirmou.

Infraestrutura

Acir Gurgacz informou que já foi feita a licitação para a construção da Ponte do Abunã, sobre o Rio Madeira, e que o início das obras está previsto para 2014. De acordo com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) citadas por Gurgacz, a obra está orçada em R$ 130 milhões e, pelo contrato, os seis meses iniciais serão destinados à elaboração do projeto básico, e os demais 30 meses para a execução da obra.

O senador informou que a ponte, de quase quatro quilômetros, liga Porto Velho ao Acre.

Acir Gurgacz informou ainda que o Dnit confirmou para o mês de novembro a licitação do Contorno Norte de Porto Velho. Ele explicou que toda a produção do interior dos estados de Rondônia e Mato Grosso, que vai para o Amazonas, passa no centro de Porto Velho. A obra, assim, vai desafogar o trânsito intenso de carretas pesadas dentro do centro da capital rondoniense.

Fonte: Agência Senado

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »