NO CONE SUL, PREFEITOS DISCUTEM SOLUÇÕES COM AROM

nov 27 • Política • 1385 Visualizações • Nenhum comentário em NO CONE SUL, PREFEITOS DISCUTEM SOLUÇÕES COM AROM

Iniciou na nesta quarta-feira (26), o programa “Arom Itinerante”, executado pela Associação Rondoniense de Municípios. São reuniões com prefeitos e secretários municipais, que devem ocorrer até o próximo dia 04 de dezembro, nos polos de Cerejeiras, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Ariquemes e Porto Velho, respectivamente.

 

O presidente da Arom e prefeito de Machadinho do Oeste/RO, Marinho da Caerd, abriu os trabalhos no município de Cerejeiras, com a presença dos prefeitos do Cone Sul. O municipalista explanou sobre os objetivos da entidade, enfatizando soluções administrativas sobre: fortalecimento da receita própria; políticas de resíduos; programas federais e municipalismo.

 

Na reunião, a Arom atualizou os participantes quanto das mudanças em Lei, como pisos salariais e veto presidencial ao projeto que previa prorrogação de quatro anos ao prazo para implantação da Política de Resíduos Sólidos pelos prefeitos. O dirigente da entidade também ressaltou as conquistas da Municipalidade ante os cenários nacional e estadual.

 

Além de levar informações, orientações e anotar solicitações dos gestores, a Arom incluiu abordagem sobre quesitos sociais, que foram discorridos pela represente do Movimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM, Glanadir Bem. “Os municípios devem levantar todos os indicadores e inverter índices desfavoráveis”, resumiu a palestrante.

 

Prefeitos

 

O prefeito de Cerejeiras/RO, Airton Gomes enalteceu a Arom pela oferta de assessoramentos técnicos e elencou os pontos deficitários da gestão, destacando a união dos municípios pelas saídas sobre a problemática dos resíduos sólidos. “Temos falado muito sobre a questão. Vamos analisar as viabilidades e verificar as possibilidades de gerirmos o setor por meio de um consórcio intermunicipal”, disse.

 

Deocleciano Ferreira, prefeito de Corumbiara/RO, acentuou as responsabilidades jurídicas das prefeituras e as sanções dos órgãos de controle. O gestor também apontou as dificuldades do município e agradeceu a equipe da Arom, pela iniciativa. Da mesma forma, o Vice-prefeito de Cabixi/RO, que representou o prefeito Izael Dias e defendeu desenvolvimento das potencialidades e ações de sustentabilidade.

 

Já o prefeito João Miranda, de Pimenteiras/RO, observou que “os municípios pequenos não possuem técnicos para realizar projetos, temos folha alta e arrecadação pequena e a dificuldade em qualificação de pessoal”. E completou: “parabenizo a Arom pela vinda a nossa região, pois temos problemas peculiares do Cone Sul e precisamos de soluções específicas”.

 

Fonte:Assessoria

 

 

Autor: Willian Luiz/Arom

 

DOWNLOAD FROM BIGTHEME.NET FREE FULL PREMIUM TEMPLATES

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »