Praça Manoel Martins será inaugurada com Domingão na Praça em Ariquemes

No próximo domingo, 28 de setembro, acontecerá a inauguração da revitalização realizada pela Prefeitura de Ariquemes na Praça Manoel Martins, no Setor 09. A solenidade ocorrerá durante mais uma edição do Domingão na Praça, evento que leva cultura, esporte, lazer e cidadania a toda comunidade em várias localidades do Município.
As obras que deram uma nova cara a Praça Manoel Martins, foram executadas por empresa contratada pela Prefeitura de Ariquemes, que realizou serviços que implantaram três mil metros quadrados de grama, espaço para campo de futebol society,
bancos de concreto, pavimentação com blocos de concreto em um perímetro medindo 3.191,02 metros quadrados, acessibilidade, meio fio, além de guarda corpo, corrimões e plantio de novas mudas de variados tipos de árvores.
A obra que faz parte da segunda etapa de investimento na referida praça, teve um custo total de R$ 434.013,35, sendo R$ 388.000,00 oriundos do Ministério da Integração Nacional e o restantes de contrapartida da Prefeitura de Ariquemes.
O novo investimento surge para complementar o amplo espaço que compõe a Praça Manoel Martins, que já contava com um extensa pista de caminhada, palco com arquibancada para apresentações culturais, academia de ginástica ao ar livre, campo de vôlei iluminado, iluminação em torno de toda a área revitalizada e um bosque com
árvores que proporcionam áreas com muita sombra para o lazer dos visitantes do local.
Domingão na Praça
O Domingão na Praça é um evento realizado com apoio da Prefeitura de Ariquemes, que desde 2013 organiza ações que levam cultura, esporte, lazer e cidadania a diversas praças e bairros do Município. O evento é realizado pela Rádio Comunitária Verde Amazônia e Associação Atlética Olé, com recursos destinados pelo Governo do Estado de Rondônia, através da Superintendência Estadual de Esporte Cultura e Lazer (Secel).
O evento conta com apoio da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e Guarda Municipal Comunitária (GMC), com diversas ações voltadas a todos os públicos.
O Pojeto Viva Mais e Melhor participa do evento levando ações voltadas a estética, medida certa, massagens, entre outras.
Durante a edição do Domingão na Praça a Associação Rondonove realizará a 2ª Corrida Rústica Rondonove.
Além do setor público, e associações parceiras, o Domingão na Praça é realizado com apoio de empresas privadas, que colaboram continuamente com a execução do evento.
Praça Manoel Martins
A popular Praça do Setor 09, ficou denominada Praça Manoel Martins por meio da Lei Municipal nº 1.500, de 07 de dezembro de 2009. A referida lei deu o nome de um pioneiro ariquemense a praça localizada no Parque Olho D’Água no Setor 09.
O senhor Manoel Martins, nasceu em Miraí, Minas Gerais, em 27 de setembro de 1938, filho de agricultores, não teve a oportunidade de estudar e trabalhou na agricultura por muitos anos.
Migrou para o Paraná, onde casou-se e teve seis filhos. Em 1986, resolveu buscar vida melhor no norte, onde escolheu o estado de Rondônia, cidade de Ariquemes. Chegando no dia 14 de abril daquele ano. Arrendou uma lavoura de café e cacau. Com a queda de preço do café, foi para a cidade fixando residência no Setor 09, na Rua Umuarama, 4808, hoje denominado Jardim Nova República.
Ingressou no efetivo de funcionários públicos municipais no cargo de vigia, exerceu suas atividades na Escola Magdalena Tagliaferro.
Pessoa carismática, de autoridade expressiva e que conquistava a todos que o conhecia.
Tinha uma grande proximidade com as crianças, por quem era carinhosamente chamado de “O Seu Guarda”, e também pelos residentes do Setor 09.
Aos vinte e dois dias do mês de março do ano de 2007, Manoel Martins veio a falecer.