Prefeitura de Rio Crespo em parceria com a Secretaria municipal de Agricultura realizam Dia de Campo

Prefeitura de Rio Crespo em parceria com a Secretaria  municipal de Agricultura realizam Dia de Campo

Mais uma vez a agricultura do município de Rio Crespo mostrou sua potencialidade, prova disso foi  “O DIA DE CAMPO”.

O evento aconteceu  nesta ultima sexta feira (30) na Linha C 80, no sitio do senhor Gilmar José, o popular “Tiziu” uma realização da Secretaria municipal de Agricultura em parceria com a prefeitura de Rio Crespo.

A participação dos agricultores foi em massa, e ali obtiveram experiências através da palestra dada pelo secretário de Agricultura Moacir Botto, ele que também é Engenheiro Agrônomo, com vasta experiência na produção de melancia, onde o mesmo já produz a fruta a mais de oito anos.

Antes de começar a palestra foi mostrada para os agricultores uma área que já está sendo utilizada na produção de melancia, e ali foi explicado pelo secretário de agricultura  todo o sistema de irrigação,onde o mesmo explanou  tudo sobre as  técnica usadas,desde o  uso do motor, tipo de mangueira apropriada, aplicação do adubo no processo irrigatório e os cuidados necessários para  manter os equipamentos em  boas condições,uma vez que, com as dicas repassadas, se utilizadas, os equipamentos podem levar até vinte anos de vida útil.

O Dia de campo deu inicio às 9 horas da manhã, e a abertura foi feita pelo prefeito Eudes de Sousa (PMDB) que na oportunidade parabenizou a secretaria de Agricultura e principalmente aos agricultores pelo relevante evento, que segundo o executivo municipal a agricultura é a riqueza do Brasil, se tornando um eixo base na sustentação da economia do  pais.

O prefeito  destacou também o apoio recebido da Emater e parabenizou toda  sua  equipe,  que sempre esteve somando na qualidade de vida dos agricultores.

O secretário de Agricultura Moacir Botto,  em seu discurso destacou  a importância “Do dia de Campo”,que de acordo Moacir  é uma forma de incentiva-los  os produtores   em  suas produções, como também passar a eles técnicas a serem aplicadas para que os mesmos venham ter sucesso em suas lavouras.

Moacir enfatizou também um dos  principais fatores na produção de melancia,entre eles a irrigação que favorece o plantio da safra ,qualidade, e variedades propicia para se produzir ,onde foi citada a Georgia;Deven;Top Gan;Magno; a Talismã que está sendo uma das melhores em nível de Brasil,seguido  e a  Blitz que já conquistou seu espaço na preferência dos consumidores,por ser crocante,doce e suculenta.

Durante  a palestra foi debatido  também a  comercialização da fruta, que ainda é uma das dificuldades enfrentada pelos  produtores da região,não só para os que produzem melancia,mas no geral,que  de acordo com Moacir essas barreiras estão sendo vencidas,uma vez que o mercado consumidor de Ariquemes e Porto Velho  já recebe boa parte da produção de Rio Crespo.

Além do executivo municipal estiveram presentes no    evento,vereadores,secretários,empresários,equipe da Emater e agricultores.

Fonte:Assessoria

 

 

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *