TRE-RO nega pedido de registro e soluciona candidatura dupla do PSDB

ago 7 • Destaque, Política • 1578 Visualizações • Nenhum comentário em TRE-RO nega pedido de registro e soluciona candidatura dupla do PSDB

Ahgair Alves de Araújo, conhecido como Dr. Alves, teve o pedido de registro de candidatura negado por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia. Mesmo sem ter o nome aprovado na convenção partidária, o político pretendia disputar o cargo de governador do estado nas eleições de outubro deste ano pelo PSDB. Mas o candidato ao governo lançado pela legenda  é Expedito Júnior, pela coligação Frente Muda Rondônia.

Na decisão, o juiz Dimis Costa Braga destacou que a Lei das Eleições (lei n.º 9504 de 1997) estabelece que o pedido de registro de candidatura deve ser acompanhado da ata da convenção, comprovando o apoio do partido ou coligação. “Tal fato, além de constituir causa de inviabilidade, manifesta a impossibilidade jurídica do pedido”, argumentou o magistrado. Além disso, Dr. Alves não apresentou um nome para concorrer a vice-governador, o que também inviabiliza a entrada na corrida eleitoral.

Quando o pretenso candidato protocolou o pedido de registro, a assessoria do diretório regional do PSDB informou ao G1 que o político é filiado, mas não participou da convenção ou de reuniões da legenda, pois estaria viajando para o exterior. Na oportunidade, o partido também acusou Dr. Alves de ter se auto-intitulado advogado do partido, sem sequer possuir registro nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A seccional da entidade em Rondônia confirmou que ele não tem autorização para o exercício da advocacia.

G1 tentou contato com Dr. Alves, mas não obteve resposta às ligações, até a publicação desta matéria.

Com a decisão, agora oficialmente disputam o governo no estado os candidatosConfúcio Moura (PMDB), Expedito Júnior,Jaqueline Cassol (PR), Padre Ton (PT) ePimenta de Rondônia (PSOL). Todos os cinco já tiveram o pedido de candidatura deferido pelo TRE-RO.

 

 

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »