Tucanos vão à luta com todas as suas forças. No grupo do PSL, já se pensa em nomes do futuro secretariado

Tucanos vão à luta com todas as suas forças. No grupo do PSL, já se pensa em nomes do futuro secretariado

Um bem informado membro do grupo tucano sintetizou a situação: “desde que foi anunciada a pesquisa do Ibope, na sexta passada, à noite, houve uma grande mudança na campanha de Expedito Júnior. Nunca vi os tucanos darem tanto duro, correrem tanto atrás do eleitor e do voto. Num só dia, são feitas dezenas de reuniões. É bom a gente avisar que a eleição em Rondônia não está decidida não!” O Ibope deu 26 pontos de diferença para o Coronel Marcos Rocha, do PSL, mas a turma do PSDB e seus aliados fazem questão de colocar os números sob suspeita. ‘O Ibope nunca acertou uma previsão em Rondônia. Errou feio no primeiro turno. Errou feio em relação ao Senado. Está errando de novo!”, disse outro membro da coligação de Expedito. A verdade é que a campanha foi muito intensificada nos últimos dias e, no grupo de “Expediteano” e de seu vice, Maurício Carvalho, não há clima de derrota. Pode até ser apenas uma nuvem passageira, mas que o pessoal do tucanato arregaçou as mangas e partiu para a luta, não há qualquer dúvida. Marcos Rogério e Mariana Carvalho, dois dos principais nomes do partido, se integrarem com tudo o que podem, buscando reverter uma situação que a pesquisa apontou como extremamente negativa. Expedito ganhou o primeiro turno com mais de 55 mil votos, quase 60 mil de diferença sobre o Coronel Marcos e o sentimento entre muitos dos seus partidários é de que ainda é possível reverter uma situação que parecia já totalmente definida para o lado do candidato do PSL. A batalha dos últimos dias está sim, muito intensificada.

Já na turma do entorno de Marcos Rocha, a intenção de evitar o clima do já ganhou tem conseguido resultados pífios, porque tem muita gente que já comemora. Menos o próprio candidatado, é claro, que tem afirmado que uma eleição só se ganha depois de contado o último voto. Mas já há sim muita conversa entre os partidários do Coronel, inclusive sobre formação do novo governo. Um dos nomes que já estaria confirmado para ocupar uma pasta numa futura administração do PSL, é o do empresário e ruralista Evandro Padovani, que já estaria definido para a pasta da Agricultura. Ele ocupou o posto durante os mandatos de Confúcio Moura e concorreu a deputado federal pelo PSL. Sua ida para a Agricultura, na linguagem do turfe, é pule de dez. O candidato ao Governo contudo, não confirma nada disso. Outros nomes vindos do MDB também estariam sendo cotados, embora Marcos Rocha não aceite falar sobre o assunto. Diz apenas que formará sua equipe só depois da eleição, se ele a vencer e escolherá pessoalmente seu time, sem ingerências. Da porta para fora, o candidato está fazendo todo o esforço possível para combater o já ganhou, mas da porta para dentro está difícil. São poucos os que, dentro da sigla, não acham que a eleição está ganha. Falta apenas combinar com o eleitor…

ESPAÇO NOBRE NA MÍDIA

Os dois finalistas ao Governo têm tido grandes espaços na mídia, mas certamente nenhum deles nem perto do que lhes oferecem os veículos do Sistema Imagem de Comunicação, via SICTV/Record e emissoras ligadas à Rádio Parecis FM em várias regiões do Estado. Além das sabatinas na TV, no primeiro e segundo turnos, Expedito Junior e Marcos Rocha também têm sido entrevistados pelos Dinossauros, no programa Papo de Redação, o de maior audiência tanto no rádio como na TV, em toda a Rondônia. Nesta terça, por exemplo, o sabatinado por Everton Leoni, Sérgio Pires, Jorge Peixoto e Beni Andrade (com participação especial do médico Fernando Máximo), foi o representante do PSL. O Coronel respondeu às questões apresentadas pelos Dinossauros e por ouvintes da Parecis durante uma hora. Nesta quarta, será a vez de Expedito Júnior. O tucano vai conversar com o grupo de jornalistas e apresentadores e também responderá a questionamentos enviados por ouvintes. Imperdível para quem quer ouvir propostas dos dois candidatos.

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *