A realidade dos estudantes brasileiros, que buscam realizarem seus sonhos nas Universidades da Bolívia;Veja as fotos

A Jornalista Selma Ramalho Esteve em Cochabamba Bolívia visitando algumas Universidades daquele país, e como referência escolheu a UPAL. (Universidade Privada Aberta Latino Americana)para mostrar a realidade de estudantes brasileiros como também de outros países que buscam ali realizar sonhos de ser um excelente profissional em diversas áreas.
Foi constatado que parte dos estudantes são brasileiros, Porém há estudantes de outros países como; Peru,Chile,Argentina,Caboverde,Nigeria,Paraguai,Colombia,Mexico,e Estados Unidos.
Patrícia Miranda Chaves é a Reitora da UPAL, muito simpática, nos concedeu uma entrevista,e com muita clareza respondeu nossas perguntas,que de acordo a reitora, a UPAL já existe há 25 anos,e em Cochabamba está há 15 anos, e já foram varias turmas formadas.
Segurança:
A segurança da universidade é de excelente qualidade, o que garante conforto e tranqüilidade para os alunos da instituição, onde a mesma é monitorada 24 horas, tanto na parte interna como externa do prédio.
A Upal é tida nos país como a preferência dos alunos, principalmente os que vêm de outros estados do pais brasileiro, uma vez que a motivação desses alunos são o custo financeiro para se formarem, pois formando na Bolívia a reitora da universidade garante que, para formar um medico clinico geral naquele País terá uma redução de mais de 50 % a menos que no Brasil,já incluindo despesas pessoais, como alimentação,estadia,internet,e telefone,e como certeza se buscar economizar um pouco mais,ainda sobra um dinheiro extra para o lazer do dia a dia,se bem administrado.
Os cursos de medicina tem duração de 6 anos, de estudos divididos em 10 semestres e mais 12 meses de internato, há também cursos de curta duração que acontece duas vezes ao ano, curso este que tem por nome, “CURSO DE VERÃO E INVERNO”ressaltando que esses cursinhos é para nivelar os estudos caso fique pendente em alguma matéria.
A UPAL oferece os cursos de Medicina, Odontologia, Bioquímica e farmácia, ,Psicologia,Comunicação Social E Mercado técnica, e de acordo a Reitora da universidade,os doutores são selecionados,disse ainda que os profissionais trabalham não só pelo financeiro, mas que também dispõe de seu profissionalismo com amor pelas vidas das pessoas.
A universidade dispõe também em seu quadro funcional funcionários brasileiros para dar suporte aos alunos do Brasil na comunicação, Cocha bamba é uma cidade tranqüila, mas pensando na segurança dos alunos, os mesmos podem escolher horários preferido para estudar.
As residências conta com um aparato de segurança sofisticado, como porteiros para controlar a entrada e saída de pessoas que freqüentam o local,lembrando que também é exigido rigorosamente procedimentos para os alunos do Brasil ingressarem nas universidades da Bolívia,sendo as principais, histórico escolar assinado e autenticado em cartório, além da vacina contra febre amarela que está em dias antes de viajarem ao País.
Caso o aluno queira pode tirar o passaporte antes de viajar, fica também a opção de entrar com documentos com fotos,identidade de preferência e tirar o passaporte no consulado brasileiro.
A Reitora Patrícia Miranda ressalta que; a Upal tem a missão de formar médicos com valores éticos e sensibilidade social, competentes em áreas clinico,cirurgias e intercultural ,capazes de prevenir ,curar,reabilitar e exercer a profissão ao serviço das comunidades e instituições públicas, privadas e continuar seus estudos ,com a finalidade de aperfeiçoar a profissão.
Texto e fotos: Selma Ramalho/ Rondônia Manchete
Adoro minha faculdade upal a melhor!!!!
nossa fico indignado como a upal mostra uma realidade que nao condiz, os docentes tratam os alunos muito mal, sao mal educados, ignorantes, e quem disse que a upal e a melhor so se for pra esse ze ruela do anderson leal inclusive aposto que ele deve ter reprovado em alguma materia, cara otario, galera upal nunca , se puderem escolher escolhem pelo menos a ulat que o tratamento e melhor do que a upal,