Caos toma conta da saúde pública municipal de Monte Negro

Caos toma conta da saúde pública municipal de Monte Negro

Agora virou rotina. O hospital municipal de Monte Negro não tem mais médicos plantonistas. Diversos pacientes denunciaram o fato para a equipe de reportagem do Rondônia Vip. A unidade de saúde ficou sem médicos na segunda-feira (13) durante todo o dia e noite, além da terça-feira (14).

Diante do fato, L. A. A., de 34 anos, fez um boletim de ocorrência da falta de profissional especializado no hospital. Ela levou o filho de dois anos e meio para receber os cuidados por uma febre de 38 graus, mas teve que voltar já que não foi atendida. L.A.A. foi direto para o quartel da cidade no final da manhã da segunda-feira (13). “Na hora que cheguei lá com meu filho de dois anos e meio, já tinha um senhor de mais de 70 anos deitado em um banco duro. Conversei com a filha dele e ninguém tinha o atendido. Resolvi sair pra registrar o boletim de ocorrência. Quando eu saí do hospital, apareceu uma mulher lá, acho que é vice-diretora, falando que os funcionários não têm culpa. O que falta é a gestão pública. Está ruim. Peguei minha cópia do boletim e falei que ia até o Ministério Público fazer uma denúncia junto com a foto desse senhor deitado”.

A própria mulher tirou um foto de um idoso de mais de 70 anos de idade deitado em banco de concreto na recepção do hospital esperando por médico há horas. Outras informações colhidas em conversa com os servidores, com a falta de médicos e a grande demanda no hospital, eles começaram a fazer o transporte da população para um posto de saúde que tinha médico. Tanto que tiraram uma foto dessa ação desesperada.

O Rondônia Vip também recebeu uma denúncia de que com a constante falta de médicos plantonistas, na noite da segunda-feira (13), os funcionários resolveram usar uma ambulância para levar pessoas doentes para receberem atendimentos em Ariquemes. Os pacientes foram levados para o Hospital Regional e Hospital da Criança.

Mais

No boletim de ocorrência registrado por L. A. A., o diretor do Hospital Municipal de Monte Negro, e um enfermeiro plantonista, confirmaram que das 07 da manhã às 07 da noite, o local realmente estava sem médico plantonista já que ele estava doente. Depois, por volta das 07 da noite, Edson ligou novamente para o quartel da Polícia Militar de Monte Negro e confirmou que a unidade de saúde ficaria novamente sem médico, pois foi alegado o mesmo motivo anterior: doença.

Motivo rotineiro

No último dia 04 de abril, um servidor público, registrou boletim de ocorrência relatando a falta de médicos plantonistas no Hospital Municipal de Monte Negro.

Segundo os policiais militares que atenderam o chamado, a profissional afirmou que simplesmente não havia nenhum médico escalado para o turno do dia e que esta não é a primeira vez que o fato ocorre.

A reportagem conversou com alguns servidores da unidade de saúde e constatou que já foram registrados mais de 15 boletins de ocorrência denunciando a falta de médicos no hospital.

De acordo com outras fontes, o município não contrata médicos por concurso público, realizando apenas o contrato emergencial. Como a Prefeitura não paga os profissionais, eles desistem de vir até Monte Negro para tirar os plantões, ou seja, optam ir para outras cidades, onde pagam melhor e recebem em dia.

Outras testemunhas disseram que os médicos já falam que não vêm trabalhar em Monte Negro pois é um dos piores para se atuar.

O prefeito Junior Miotto já chegou a ser cassado pela Câmara de Vereadores por falta de medicamentos na saúde, mas ele conseguiu na Justiça o retorno ao cargo.

Diante das graves denúncias, o Ministério Público Estadual investiga a situação do setor no município. A promotora de Justiça Tâmera Padoin Marques Marin esteve na cidade no dia 19 de março colhendo informações junto aos servidores.

Fonte:RONDONIAVIP

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *